Parceria com TRE-AC

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Assinei, na terça-feira, 11, o Acordo de Cooperação com o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TER-AC), para atender as demandas e atividades de mesário voluntário, apoio logístico às eleições, conscientização política e projetos da Escola Judiciária Eleitoral da Escola Judiciária Eleitoral Evandro Marques de Souza. É uma parceria muito importante, já que vamos disponibilizar o acesso às salas de aula e dependências dos nossos campi para a divulgação das ações promovidas pelo TRE-AC, além de apoiar os servidores durante o cadastramento dos alunos, dentre outras ações. Agradeço ao presidente do TRE-AC, desembargador Roberto Barros, ao diretor da Escola Judiciária Eleitoral, juiz Cloves Augusto Alves Cabral Ferreira e ao diretor geral do TRE-AC, Venícius Ribeiro, e à secretária da Escola Judiciária Eleitoral, Deborah Cavalcante. Acompanharam a assinatura o nosso Pró-reitor de Extensão, prof. Fábio Storch; e da diretora de Articulação com a Sociedade, profa. Luana Oliveira de Melo, que será a coordenadora de execução da parceria, por parte do IFAC.

Reunião com a Coordenação Regional do Juruá da FUNAI

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Na segunda-feira, 3, no intervalo das atividades do diagnóstico no Campus Cruzeiro do Sul, participei de uma reunião com o Coordenador Regional do Juruá da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Luiz Valdenir e equipe, com a presença da diretora geral do Campus Cruzeiro do Sul, profa. Lilliane Martins, e da profa. Blenda Cunha, coordenadora do NEABI. Na conversa uma maior aproximação com a FUNAI, com que já realizamos parceria através do PRONATEC Indígena, com a realização de cursos nas aldeias indígenas de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, além da apresentação de demandas específicas a serem atendidas nos dois campi instalados nos municípios. Vamos dialogar para que possamos assinar Termo de Cooperação e desenvolver projetos no Centro de Idiomas, no Campus Tarauacá, e de segurança alimentar, capacitação e sala avançada na Aldeia Katukinas, em Cruzeiro do Sul. Equipes do IFAC e da FUNAI irão elaborar plano de trabalho conjunto para viabilizar estas parcerias e posterior assinatura do documento. Uma agenda promissora e positiva, que contou com a participação do chefe de Divisão Técnica Jairo Lima, do Indigenista Rodonfo Acácio e dos chefes da Coordenação Técnico Local, Francisco Barbosa e Ruama Santos.

Servidores e comunidade presentes em Sena Madureira para a elaboração do diagnóstico

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Finalizamos a nossa viagem para a elaboração do diagnóstico do Planejamento Estratégico no Campus Sena Madureira. Saímos de Tarauacá no início da tarde da quarta-feira, 5, e chegamos a Sena Madureira após seis horas e meia pela BR 364. Na manhã da quinta-feira, 6, iniciamos as atividades com os servidores e comunidade externa no Núcleo da Universidade Federal do Acre (UFAC), parceira do IFAC no município. À tarde, retornamos para a apresentação das propostas dos eixos temáticos e concluímos a primeira parte do diagnóstico nos três campi. Nas visitas aos campi de Cruzeiro do Sul, Tarauacá e Sena Madureira, voltamos com mais de 500 ações propostas pelos participantes que serão avaliados pela equipe do Planejamento estratégico. São ações propostas a curto, médio e longo prazos. É isso que queremos com o diagnóstico: pensar o que estamos fazendo e propor o futuro da nossa instituição.

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Tarauacá foi o segundo campi a apresentar o diagnóstico para o Planejamento Estratégico

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Na terça-feira, 4, saímos de Cruzeiro do Sul, pela manhã e após quatro horas e meia de viagem pela BR 364, estávamos em Tarauacá, para mais uma rodada de discussões sobre o diagnóstico. Foram dois dias: terça-feira, 4, à tarde e na quarta-feira, 5, pela manhã. No campus alunos se fizeram presentes na reunião realizada à tarde, com a presença também de lideranças indígenas e da sociedade civil organizada nas salas temáticas. A participação dos alunos foi fundamental para entendermos quem está na ponta e quem é o principal motivo da existência da nossa instituição. Com as lideranças indígenas um diálogo com quem já desenvolvemos parcerias através do PRONATEC e que serão ampliadas através de Termo de Cooperação com a coordenação da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) do Juruá, com quem tivemos reunião específica no dia 3. O resultado do diagnóstico em Tarauacá mostra a dimensão do envolvimento de todos os segmentos na elaboração do nosso Planejamento Estratégico.

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Diagnóstico para o Planejamento Estratégico inicia em Cruzeiro do Sul

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Iniciamos, na segunda-feira, 3, o diagnóstico nos campi de Cruzeiro do Sul, Tarauacá e Sena Madureira, para a elaboração do Planejamento Estratégico do IFAC.  Viajamos no domingo, 2, para Cruzeiro do Sul onde passamos o dia todo no campus conversando com a comunidade externa e com os nossos servidores, acompanhados pela equipe da Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, composta pela Pró-reitora Gírlen Nunes e pelo Diretor de Planejamento, Daniel Pena, e os consultores Peter Dostler e Marcos Vinícius. Pela parte da manhã, realizamos a abertura no auditório, onde focamos a importância do diagnóstico para a construção do IFAC que queremos, através dos eixos temáticos. Após a abertura, os participantes foram divididos em cinco salas temáticas, para a apresentação de sugestões para Empreendedorismo e Interação com o Mercado; Responsabilidade e Inclusão Social; Internacionalização e Inserção Social; Ciência, Tecnologia e Inovação; e Articulação com a Sociedade. À tarde voltamos para a apresentação de cada grupo. Um momento em que cada mediador apresentou o resultado das 15 propostas mais importantes discutidas em cada sala. O primeiro dia da viagem para a elaboração do diagnóstico foi fantástico no Campus Cruzeiro do Sul.

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IFAC se mobiliza no Dia D

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Todos os setores do IFAC, Reitoria e campi, se reuniram nessa quinta-feira, 29, para a leitura da Carta de Vitória, em defesa da Educação e dos Institutos Federais. Na Reitoria nossos servidores se reuniram com a Pró-reitora de Ensino, profa. Lucilene Acácio, quando conheceram as ações que serão realizadas pela Rede Federal e o posicionamento dos gestores que participaram da 40ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), realizada no período de 23 a 27 de setembro, em Vitória (ES).

Leia aqui a Carta de Vitória

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Carta de Vitória

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No encerramento da 40ª Reditec, nessa segunda-feira, 26, foi lida a Carta de Vitória, com os compromissos e discussões dos gestores da Rede Federal durante os quatro dias de evento. Foi um momento ímpar em que trocamos experiências positivas, dificuldades e expectativas sobre a educação pública e tecnológica. Na Carta de Vitória (veja abaixo), lida pela reitora do IFAP, Marialva Almeida, todos os dirigentes comprometeram-se com a luta pela qualidade da educação e se posicionam sobre a atual situação política do Brasil.

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Leia aqui a íntegra da Carta de Vitória

Carta de Vitória: em defesa da educação pública e dos Institutos Federais

A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, integrada por instituições multicampi e pluricurriculares situadas em todas s regiões brasileiras, é composta por mais de 650 unidades, em 568 municípios, que executam amplo espectro de políticas públicas educacionais, focadas no mundo do trabalho e na perspectiva humanística, cuja concepção prioriza a inclusão social e a formação integrada de mais de um milhão de jovens e adultos, em toda diversidade, em especial, os menos favorecidos.

Nós, reitores, pró-reitores e diretores gerais, durante a 40ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica – Reditec, realizada em Vitória-ES, no período de 23 a 27 de setembro de 2016, preocupados com a sua solidez, nos posicionamos ante os últimos fatos inerentes ao cenário educacional brasileiro, em especial a educação pública e gratuita, os quais, adiante assinalados, enfraquecem os fundamentos dessa rede.

1. Edição da MP 746. Reformula o ensino médio brasileiro.

Tal medida requer amplo debate envolvendo a sociedade. O uso de medida provisória fere o princípio de construção coletiva e o protagonismo da sociedade na formulação das políticas de interesse coletivo.

Ademais, a MP marginaliza disciplinas de base humanística, retrocede a formação integral de nossos jovens e adultos e ainda precariza o ensino, ao permitir o reconhecimento do “notório saber” para o exercício da docência.

2. PEC 241. Fixa limites de investimentos.

Restringir investimentos na manutenção e expansão da rede, desvincular percentuais constitucionais obrigatórios e abolir a destinação do percentual de 10% do PIB são ações que ferem a garantia do direito à educação pública e gratuita.

Há nítida contradição entre a MP 746 e a PEC 241, uma vez que a oferta de educação em tempo integral indicada na MP requer investimentos e não cortes. Além disso, entra na contramão, também, da formação humana integral ao romper a intrínseca relação entre a formação geral e a profissional, as quais estão na base da Educação Profissional, Técnica, Científica e Tecnológica da Rede Federal.

3. PL 257. Cortes de direitos trabalhistas.

Subtrair direitos dos trabalhadores representa um descompasso com a prioridade que requer a educação de qualidade aos brasileiros.

4. Quadro Orçamentário e Financeiro de 2016.

O funcionamento da rede está prejudicado, no ano em curso, em face dos cortes e da não liberação de limites orçamentários, impondo um quadro de insegurança institucional.

5. LOA 2017.

A LOA não garante a fixação da matriz atual acrescida da incidência do IPCA, para assegurar o funcionamento da rede, como propõe o Conif.

Ainda que tenhamos ciência da necessidade de melhorias no sistema educacional brasileiro, estas somente podem ser efetivadas com a ativa participação de toda a sociedade brasileira, em um diálogo contínuo e responsável com todas as instâncias de representação legítima do campo educacional. Além disso, reafirmamos os direitos trabalhistas e a necessidade de se garantir o financiamento da educação, na perspectiva da qualidade socialmente referenciada.

Nesse contexto, reafirmamos nosso posicionamento em defesa da educação como bem público e um direito de todo cidadão brasileiro, e entendemos também que a Rede precisa ser vista como política de Estado, transcendendo a quaisquer governos.

A sociedade brasileira precisa se colocar contra essas medidas que representam um retrocesso ao desenvolvimento humano sustentável no nosso país, pois, como falou Paulo Freire, “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.”

Vitória, 26 de setembro de 2016.

40ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica – Reditec

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Estamos participando desde o dia 22 até o dia 27, da 40ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) e do Congresso Mundial dos Colleges e Politécnicos (WFCP), em Vitória (ES). Estes eventos contribuem para a visão dos gestores sobre as ações desenvolvidas tanto pelo Conif, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), organizadores desses eventos voltados aos institutos federais, centros federais de educação tecnológica, escolas técnicas vinculadas a universidade e do Colégio Pedro II. É importante nossa participação, pois paralelo à Reditec, está sendo realizado o WFCP, evento internacional que reúne reitores, diretores e presidentes de instituições de ensino de educação profissional de todo o mundo; a reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif); e o Fórum de Pró-reitores. Participei, no dia 24, da palestra de um dos maiores sociólogos da atualidade, o italiano Domenico De Masi, que falou sobre o futuro da humanidade, após fazer uma retrospectiva sobre as grandes revoluções que mudaram a economia, o trabalho e o desenvolvimento humano, na conferência “Perspectivas para a sociedade do século XXI”.

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Assinatura do Termo de Cooperação Piscicultura

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Dois momentos importantes para o IFAC: o primeiro, o pedido do governador Tião Viana para que o IFAC coordenasse as pesquisas na área da Piscicultura no Estado, e o segundo, a participação de docentes na criação de uma nova ração para o pirarucu. Na quarta-feira, 21, a concretização do convite, com a assinatura do Termo de Cooperação com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Indústria, do Comércio e de Produtos Sustentáveis (Sedens). O convênio prevê a participação de docentes e alunos do IFAC, em uma das áreas que vem recebendo investimentos do Governo, além de propiciar o estágio de alunos do curso de Aquicultura no Complexo de Piscicultura Peixes da Amazônia. Durante a solenidade de assinatura, destaquei que este é um momento histórico para o instituto, pois vamos coordenar uma das áreas que o Estado está investindo para o seu desenvolvimento o que vem ao encontro da nossa missão como instituição pública que é trabalhar para a sociedade realizando pesquisas aplicadas às demandas locais, com a participação dos nossos professores e alunos. Quero, de público, agradecer ao governador Tião Viana e ao secretário da Sedens, Sibá Machado por mais este voto de confiança na nossa gestão.

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