Participação na Live SOS Federais

Hoje (28.05) participei da live “SOS Federais: Cortes na Educação e Defesa das Federais. O evento, que teve início às 19h, também contou com a presença da reitora da Universidade Federal do Acre (Ufac), Guida Aquino, e do médico Thor Dantas.

A transmissão, organizada pelos DCEs da Ufac e Ifac, fez parte dos atos programados para o dia 29 de maio, que serão realizados em diversos locais do país e em defesa pela Educação. A condução da live foi feita pela presidente do DCE/Ifac, Liberdade Nascimento, e os representantes do DCE/Ufac, Danilo Lopes e Ulissys Bandeira.

Durante o evento, destaquei que os cortes previstos para o orçamento do Ifac têm afetado diretamente na expansão da instituição, como também no desenvolvimento de ações estudantis, além das atividades de pesquisa, extensão e ensino.

A redução em nosso orçamento, ao longo dos anos, é de aproximadamente 60%. Uma diminuição que tem prejudicado muito a nossa expansão. Ainda somos jovens. Iremos completar 11 anos, no próximo dia 21 de junho, e essa redução de valores tem afetado o crescimento do Ifac.

Ainda durante a transmissão, ressaltei que o trabalho de planejamento tem auxiliado o Ifac na condução das atividades, porém com os cortes previstos na LOA 2021, bolsas de pesquisa e extensão não poderão mais ser ofertadas, assim como também um possível retorno de aulas presenciais será inviabilizado.

O representante do DCE/Ufac, Danilo Lopes destacou a importância do Ifac e Ufac caminharem lado a lado. Assim como o também membro do DCE/Ufac, Ulissys Bandeira o quão importante é a comunidade entender o funcionamento das instituições federais de ensino.

Liberdade Nascimento, que é presidente do DCE/Ifac, evidenciou a importância da nossa instituição na vida dos estudantes do Acre e em seu dia a dia, como também ressaltou que para o ensino acontecer não basta somente um professor e uma lousa. É preciso investimentos.

Aproveito a oportunidade para agradecer o convite para esse evento incrível, como também reforçar a importância da educação e das instituições, pois os institutos e as universidades são patrimônios, têm história, precisam ser valorizados e defendidos.