Assinatura de Acordo de Cooperação e apresentação do aplicativo Previna

O aplicativo Previna, desenvolvido por servidores e estudantes do Instituto Federal do Acre, para auxiliar no combate ao novo Coronavírus (Covid-19), foi apresentado nesta terça-feira (12.05), ao governador do Acre, Gladson Cameli e ao secretário de Estado de Saúde, Alysson Bestene, durante a assinatura do termo de cooperação entre o Ifac e Governo do Estado.

Além de fornecer informações à comunidade, o Previna também contará com um serviço de autodiagnóstico, que poderá ser utilizado pela população. A partir de perguntas, que integram os protocolos do Sistema Único de Saúde (SUS), o usuário chegará a um resultado de provável ou não contaminação pelo novo coronavírus. A nova ferramenta também será uma importante aliada na tomada de decisões da gestão do Governo do Estado.

O Previna conta com o suporte da Incubadora de Empreendimentos do Ifac (Incubac) e apoio financeiro da Secretaria de Educação Profissional (SETEC), do Ministério da Educação.

Integram a equipe de desenvolvimento do aplicativo os servidores do IFAC, Marlon Amaro Teixeira, Reinaldo Maia Siqueira, Marcelo Maia Gomes Florentino, Pedro Raimundo Soares de Souza, e os estudantes Júlio Cesar da Silva Rodrigues, Anderson Araújo Ferreira e Luís Antônio Lima Santiago.

Nossos agradecimentos também à Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, em nome do pró-reitor Pedro Plese, e à Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, na pessoa no pró-reitor Ubiracy Dantas, extensivo as suas equipes.

O combate ao novo coronavírus se dará pela ciência, tecnologia e inovação e sobretudo pela cooperação e sentimento de humanidade.

(Fotos: Marcos Vicentti/Secom e Devanir Araújo/Ifac)