Periódico já está disponível para download; artigos científicos são assinados pelos autores de trabalhos destaques do Conc&t 2019

O Instituto Federal do Acre (Ifac) lançou, na manhã dessa quarta-feira (18.11), a primeira revista científica da instituição. O período “Conexão na Amazônia” foi apresentado durante a abertura do V Congresso de Ciência e Tecnologia (V Conc&t). Ao todo, a publicação conta com sete artigos, que são assinados pelos autores dos trabalhos destaques do IV Conc&t, realizado em novembro de 2019.

Clique aqui e baixe a revista Conexão na Amazônia

Organizador da revista Conexão na Amazônia e pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pró-Graduação (Proinp), Jefferson Viana Alves Diniz, destacou a importância do lançamento do novo periódico para a comunidade acadêmica.

“A revista Conexão na Amazônia foi anunciada no Conc&t 2019 pelo professor Pedro Plese, que construiu todo o caminho para que chegássemos até esse lançamento. Hoje estamos honrando o compromisso e entregando a nossa primeira revista científica. Aqui, abro parênteses em especial, para agradecer o comitê editorial da revista Conexão na Amazônia, que trabalhou, incansavelmente, junto com a Editora Ifac para que esse periódico acadêmico fosse entregue à comunidade”, destacou Jefferson Diniz.

Reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, também reforçou o trabalho desenvolvido pelos servidores para que a revista fosse lançada, como também reforçou a importância da divulgação científica e tecnológica para a comunidade acreana.

“Com muita alegria lançamos nossa revista e estou muito feliz, pois fiz parte da concepção desse periódico. Ver a publicação desse material é um sonho. Além disso, a revista Conexão na Amazônia é também uma oportunidade para que nossos pesquisadores tenham mais esse ambiente de publicação para suas pesquisas científicas. Tudo isso nos engrandece, pois são trabalhos acadêmicos e intelectuais sendo eternizados”, lembrou Rosana Cavalcante dos Santos.

Diretora geral da Editora Ifac, Kelen Gleysse Maia, ressaltou que a publicação da revista Conexão na Amazônia contribuiu para incentivar e estimular servidores, estudantes e toda a comunidade a publicar trabalhos de caráter científico.

“Sempre objetivando não perder de vista a realização do sonho coletivo de termos um periódico científico do Ifac, fizemos uma força tarefa para que pudéssemos lançar a primeira revista científica da nossa instituição. Mas nossos sonhos não param por aqui. Nosso próximo objetivo é, já em formato eletrônico, registrar a revista Conexão na Amazônia no banco de dados do ISSN e DOI, para posterior processo de indexação, e consequente avaliação da Capes. E mais, trabalharemos juntos para transformar a Revista Conexão na Amazônia em um periódico de referência para a toda a Rede Federal”, finalizou.