Evento é aberto para toda a comunidade que pode prestigiar as atrações culturais e conhecer os projetos realizados no Ifac

Fotos: Manassés Carvalho / Dscom

A programação na tarde desta terça, 21, foi repleta de atrações no Campus Rio Branco que está sediando o VIII Congresso de Ciência e Tecnologia do Ifac, Conc&t. No palco cultural montado no estacionamento teve muita música, além de poesia, capoeira e uma mostra de vídeos.

O palco foi inaugurado com uma apresentação da banda Professounds, formada por docentes do Ifac e que teve uma participação especial do músico Alberan Moraes. Ainda no palco cultural, o grupo Vocal e Instrumental do Ifac Campus Cruzeiro do Sul se apresentou com um repertório de canções populares nacionais e internacionais.

Evilim Cristina, do 2º ano de Agropecuária faz parte do grupo há um ano, desde que o estúdio de música ficou pronto. Ela conta que já cantava antes de entrar no projeto, na igreja e em outros colégios que estudou. Sobre se apresentar no Conc&t, ela disse que “Pra nós é bastante importante, como iniciantes, porque já é uma certa experiência, o nervosismo passa, a gente já sabe o que tá fazendo. Temos um professor excelente que ajuda nisso também. É incrível, tanto a viagem, como estar aqui, cantar pra todo mundo, mostrar nosso talento.”

Na tarde, o público pode prestigiar no palco cultural um sarau de poesia, uma roda de capoeira e a exibição de um vídeo-documentário sobre a história da capoeira no Acre.

Ciência e tecnologia – Ao mesmo tempo, também no espaço do estacionamento, foi realizada a exposição de trabalhos científicos, arte e a mostra tecnológica.

Quem passou pelos banners pôde conhecer muitos projetos realizados no Ifac, como o de um aplicativo que reúne as informações meteorológicas das chuvas com o histórico de alagação nos bairros da capital e notifica os usuários com antecedência sobre os riscos de alagação. O app está sendo desenvolvido por estudantes do curso de ensino médio integrado ao técnico em Informática para Internet do Campus Rio Branco.

“A gente teve a ideia quando vimos que no Acre não existe nenhum app que sane esse déficit. Todo ano tem a época de enchente e não tem nada que mitigue isso, em quesito de danos psicológicos e danos de bens materiais. Então a ideia é que a gente construa um ambiente que seja seguro para diferentes tipos de pessoas”, explica a estudante Maria Fernanda Cordeiro, do 3º ano de IPI. Aplicativo Extremus

No mesmo espaço, o público do congresso pode visitar os estandes de inovação tecnológica onde se encontram os protótipos do IF Maker Juruá.

O planetário itinerante também está no Conc&t, junto com as atividades do programa Circuito de Ciências. A atração está montada na quadra do Campus e, assim como todo o congresso, é aberta à comunidade.

A programação continua nesta quarta, dia 22, durante todo o dia no Campus Rio Branco com muita ciência, tecnologia, arte e cultura.