O VIII Congresso de Ciência e Tecnologia (VIII Conc&t), do Instituto Federal do Acre (Ifac), teve início na manhã desta terça-feira (21.11), com a presença de estudantes, servidores e representantes de diversas instituições acreanas. O evento, que segue até o dia 23 de novembro, é gratuito segue com inscrições abertas.

Se inscreva e participe: https://web.ifac.edu.br/conct/

Para dar início às atividades, o VIII Conc&t contou com a realização da cerimônia de abertura, na qual estiveram presentes a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, o vice-presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Ribeiro, o assessor da presidência da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Edward Madureira Brasil, o secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre, Assurbanípal Mesquita, e o presidente da Federação das Indústrias do Acre, José Adriano Ribeiro da Silva.

O evento recebeu a apresentação do coral do campus Rio Branco, que é formado por estudantes e servidores da instituição. As músicas apresentadas foram regidas pelo professor Douglas Marques, que também é coordenador do grupo. A cerimônia de abertura do Conc&t também contou com transmissão ao vivo, pelo canal do Ifac no YouTube.

Além disso, os participantes ainda tiveram a oportunidade de assistir a primeira palestra do Congresso de Ciência e Tecnologia do Ifac, ministrada pelo professor Instituto Federal Fluminense (IFFluminense), Jefferson Azevedo. Com o tema “Os desafios da Educação Profissional na era Digital”, o docente destacou que dentre os desafios presentes no século XXI, estão aqueles relacionados à transição digital, transição ecológica e cultural de humanização.

“São as três grandes forças que a educação profissional e tecnológica precisa estar ciente para formar pessoas com competências em um mundo que é cada vez mais diverso e complexo. São desafios que não se esgotam em um único país. São desafios que estão presentes em qualquer localidade. Por isso, precisamos preparar pessoas competentes para estar e transformar esse mundo num local melhor para todos”, ressaltou o docente do IFFluminense.

Para a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, o Conc&t é um momento de apresentar para a sociedade aquilo que o Ifac tem feito em prol da educação acreana. “É um evento que oportuniza aos nossos estudantes e servidores, como também às pessoas que trabalham com pesquisa científica, a apresentar o resultado das ações e projetos que estão sendo desenvolvidos anualmente. Já estamos em nossa oitava edição e sempre apresentando para a sociedade o que o Ifac tem feito de melhor na ciência, no ensino, na pesquisa e extensão”.

Nesta edição, o VIII Congresso de Ciência e Tecnologia do Ifac tem como tema “Inteligência coletiva: desafios e perspectivas para formação humana integral na EPT”. Além de ser organizado pelo Instituto Federal do Acre, o Congresso conta ainda com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Universidade Federal do Acre (Ufac) e do Sebrae/Acre.

Conforme explica o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Jefferson Viana Diniz, que também atuou como organizador do evento, o VIII Conc&t é o maior evento do Ifac ligado ao ensino, à pesquisa e à extensão e inovação. “É nesse momento em que nossos estudantes e servidores, que estão distribuídos em diversas unidades do Acre, vão apresentar para a sociedade acreana a diversidade que temos na pesquisa, no ensino e na extensão”.

Nesta edição, o Congresso de Ciência e Tecnologia do Ifac acontece em dois locais. As palestras programadas para o período matutino serão realizadas na nova sede da Reitoria (Via Chico Mendes). Já as atividades científicas, culturais e oficinas, previstas para o período das 14h às 18h, terão como local o campus Rio Branco, localizado no bairro Xavier Maia.

Clique e confira a programação do VIII Conc&t

Revista Caminhos do Ifac

Ainda durante a cerimônia de abertura do VIII Conc&t foi realizado o lançamento da 3ª edição da Revista Caminhos do Ifac. O material, que tem como foco apresentar um pouco do trabalho e ações desenvolvidas pelo Instituto Federal do Acre, conta com as versões impressa e digital.

Nesta edição, a Caminhos do Ifac traz como destaque as atividades promovidas pelas Diretorias Sistêmicas de Assistência Estudantil, Gestão de Pessoas, Tecnologia da Informação, Comunicação, Relações Internacionais e da Editora.

Clique aqui e confira as edições da Revista Cominhos do Ifac.

Fotos: Manassés Carvalho/Ifac