O VII Congresso de Ciência e Tecnologia do Ifac (Conc&t) já tem data: será nos dias 21, 22 e 23 de novembro de 2022. A novidade é que o evento, que retornaria presencial neste ano, será realizado no formato on-line, com transmissão de diversas atividades pelo canal do Ifac no Youtube e outras plataformas. Com a mudança, também foi publicado um edital complementar com alteração do cronograma, prazo para submissão de trabalhos e a descrição das modalidades do congresso. O Conc&t é um evento gratuito e aberto a toda a comunidade.

Acesse o novo edital do VII Conc&t do Ifac

O principal motivo para a mudança no formato do evento de presencial para on-line é a questão orçamentária em função do corte de R$ 1,6 milhões que o Ifac e outras instituições tiveram, além do recente aumento dos custos de passagens aéreas e despesas com a locomoção de servidores e estudantes dos campi para Rio Branco. Em virtude disso, o custo para a realização do congresso presencialmente teve um aumento substancial, que comprometeria recursos reservados para outras ações do Instituto, como os Jogos do Ifac e a participação de estudantes em olimpíadas do conhecimento.

A proposta de alteração no formato do VII Conc&t foi apresentada pela Pró-Reitoria de Inovação, Pesquisa e Pós-Graduação (Proinp) durante a 31ª Reunião Ordinária do Colégio de Dirigentes do Ifac, realizada nos dias 23, 24 e 25 de agosto, na Reitoria. Após as justificativas sobre o orçamento da instituição pelo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Ubiracy Dantas, o colegiado aprovou por unanimidade o novo formato.

Novos prazos

Conforme descreve o edital complementar nº 01 do Conc&t, o prazo para submissão de trabalhos foi prorrogado para o dia 30 de setembro. O congresso receberá resumos simples para apresentação oral e artigos completos para publicação na Revista Conexão na Amazônia.

Os trabalhos inscritos devem contemplar as modalidades: V Exposição de Pesquisa Científica, VIII Seminário de Pós-Graduação, II Observatório dos Grupos de Pesquisa do Ifac, Mostra de Projetos Tecnológicos e Produtos Makers do Ifac, VII Mostra Extensão e VII Palco Cultural, PIBID em Ação, Residência Pedagógica em Ação, Relatos de Estágio Curricular Supervisionado e Práticas Profissionais, Relatos de Práticas Inclusivas, Relatos de Práticas Pedagógicas, Relatos de Monitoria ou I Seminário de Estudos Linguísticos e Internacionalização.

Além das apresentações de trabalhos, o VII Conc&t contará com lançamento de livros. Os autores interessados em participar da atividade devem enviar informações, até o dia 30 de setembro, para o e-mail edifac@ifac.edu.br.

Palestras, oficinas, mesas redondas e rodas de conversa também serão realizadas durante o congresso, com transmissão ao vivo pelo Youtube e tradução e interpretação na Língua Brasileira de Sinais – Libras. A programação completa será divulgada em breve.

(Texto: Jaqueline Telis – Dscom/Ifac)