II Congresso de Ciência e Tecnologia

Encerramos essa semana um do eventos mais importantes da nossa instituição, o II Congresso de Ciência e Tecnologia. Esse ano, em um formato totalmente diferenciado, pois aconteceu em três municípios (Xapuri, Seja Sena Madureira e Rio Branco), foi impossível não sentir orgulho do nosso Instituto Federal, dos nossos servidores, alunos e parceiros.

Antes mesmo de ressaltar nossas produções e apresentações ao longo desses três dias, quero aqui agradecer o esforço, dedicação e compromisso de cada servidor, estudantes e da comunidade. Meu muito obrigado também ao professor da Ufac, Anselmo Rodriguez, que nos acompanhou durante todos os dias avaliando os trabalhos de pesquisa, extensão, ensino e pós-graduação.

Foram cerca de 200 trabalhos apresentados durante os três dias e que são resultados de nossas ações e políticas voltadas para a pesquisa e extensão. Inovar, pesquisar, abrir novos caminhos pela ciência é sim o futuro do nosso país. Visitei os trabalhos expostos por nossos estudantes, docentes e técnicos administrativos, como também de alunos e professores de instituições externas, como a Uninorte e o Instituto Federal de Rondônia.

Conheci de perto os produtos que os nossos estudantes de Xapuri, do curso superior de Tecnologia em Agroindústria, já esta o produzi do e movimento o mercado de trabalho, a produção rural local, o município. Por meio da produção de licores e doces, por exexemplo, Estamos nos destacando na região. A reprodução de peixes Beta, pelos estudantes do campus Avançado Baixada do Sol, também já é realidade no Acre. Além do trabalho exitoso dos professores de Sena Madureira em  aproximar experiências científicas à realidade dos estudantes e da comunidade.

O evento foi um sucesso e que a próxima edição possamos mostrar cada vez mais nossas ações para a comunidade. Parabéns a todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *