Ação também contou com assinatura de termo de cooperação com o Ministério Público do Acre

imagem sem descrição.

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o Instituto Federal do Acre (Ifac) realizou, nesta terça-feira (05.06), evento com a presença de estudantes e docentes, como também de membros do Ministério Público do Acre, Secretarias Estadual e Municipal do Meio Ambiente, Associação SOS Amazônia, Núcleo de Estudos e Extensão em Agroecologia e Produção Orgânica do Acre (Neeacre) e Centro Vocacional Tecnológico de Referência em Agroecologia e Produção Orgânica do Acre (CVT Agroecologia).

Mais fotos no Flickr do Ifac

As atividades, que aconteceram no campus Rio Banco, fizeram parte do projeto de extensão “Dia Mundial do Meio Ambiente é todo dia”, desenvolvido pela docente Ana Paula Carneiro Pinheiro. Além de palestras, exposição de produtos feitos com materiais recicláveis e de plantação de mudas, o evento também contou com a assinatura do termo de cooperação para elaboração e execução da campanha Semeando Atitudes Sustentáveis. O documento foi assinado pelo Ifac, MPAC, Sema, Semeia e SOS Amazônia.

“A realização deste evento, juntamente com a assinatura do termo de cooperação para desenvolvimento da campanha Semeando Atitudes Sustentáveis, figura muito mais do que apenas um momento de alegria para nossa instituição. São ações que têm o objetivo de contribuir para uma reflexão maior. São momentos como este que contribuem para que a gente repense nossas atitudes, se entenda parte deste processo de mudança e contribua para um meio ambiente cada vez melhor”, destacou a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos.

De acordo com a procuradora-geral do MPAC, Katia Rejane de Araújo Rodrigues, a ação desenvolvida pelo Ifac, através do evento “Dia Mundial do Meio Ambiente é todo dia”, assim como a parceria através do termo de cooperação, reforçam o trabalho que vem sendo desenvolvido pela instituição, como também o incentivo ao processo de conscientização sobre o meio ambiente.

“A proteção ao meio ambiente e a busca pelo desenvolvimento econômico sustentável constam nas principais bandeiras de defesa do Ministério Público do Estado do Acre. Desejo que, através dessa campanha, possamos colher bons resultados e que, mais e mais agendas, sejam construídas em defesa do meio ambiente e da biodiversidade em âmbito global”, ressaltou Kátia Rejane.

Secretário estadual de Meio Ambiente (Sema), Carlos Edegar de Deus, também participou do evento e falou sobre a necessidade de se refletir sobre as ações praticadas em relação ao meio ambiente.

“É importante que uma reflexão individual também seja feita para que cada um identifique o que pode mudar em seu dia a dia. É preciso pensar em atitudes que nos ajudem a melhorar nossa vida e tornar ela sustentável no planeta. Parabenizo ainda o Ifac pelo evento e pela iniciativa em promover o reaproveitando de resíduos. Espero também que a parceria através do termo de cooperação possa nos unir ainda mais para melhorar o planeta”, afirmou Edegar de Deus.

“Dia Mundial do Meio Ambiente é todo dia”

Desenvolvido pela docente do campus Rio Branco, Ana Paula Carneiro Pinheiro, o projeto “Dia Mundial do Meio Ambiente é todo dia” teve início no dia 28 de maio e se estendeu até o dia 05 de junho, com a realização de palestras, exposição de produtos feitos através de materiais recicláveis e plantação de mudas. As atividades contaram com a participação de estudantes dos campi Rio Brando e Avançado Baixada do Sol.

“Junto com a professora Alcilene Oliveira Dias, realizamos um trabalho compartilhado com os estudantes do curso de Processos Escolares, do campus Rio Branco, através das disciplinas de Práticas Profissionais e Educação Ambiental. A partir da coleta de materiais recicláveis conseguimos desenvolver o projeto “Reciclar”, em que foi possível elaborar produtos a partir de resíduos sólidos. Além disso, também conseguimos desenvolver palestras e uma ação de arborização, que contou com a participação de alunos do campus Avançado Baixada do Sol”, explicou Ana Paulo Pinheiro.

Também participaram do projeto “Dia Mundial do Meio Ambiente é todo dia”, o Núcleo de Estudos e Extensão em Agroecologia e Produção Orgânica do Acre (Neeacre) e Centro Vocacional Tecnológico de Referência em Agroecologia e Produção Orgânica do Acre (CVT Agroecologia).

Fonte:http://portal.ifac.edu.br/ultimas-noticias/72-campus-rio-branco/1575-ifac-realiza-evento-em-comemora%C3%A7%C3%A3o-ao-dia-mundial-do-meio-ambiente-2.html

Ifac realiza evento em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente