Atividade está sendo realizada no campus Rio Branco até às 18h

Um circuito com obstáculos, uma mini arena de futebol e um sistema de automação residencial. Essas são algumas atividades que fazem parte da exposição de Robótica e Automação do IV Congresso de Ciência e Tecnologia do Ifac (IV Conc&t).

Conforme explica o professor William Pedrosa Maia, que também é coordenador estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), as atividades têm objetivo de aproximar a comunidade a área tecnológica e científica, como também apresentar possibilidades de estudos para a sociedade.

“Trazer os conhecimentos da robótica e automação para o Conc&t é uma ótima oportunidade para que a comunidade e também nossos estudantes conheçam outras possibilidades de estudo, além de ser um momento de apresentar o que tem sido desenvolvido no Ifac.  Muitas vezes, os estudantes acabam focando apenas nos estudos relacionados ao seu curso e ao serem apresentados à novas áreas e tecnologias acabam vislumbrando outros conhecimentos”, destacou William Maia.

Além da apresentação dos robôs e da participação dos estudantes do Ifac, que foram finalistas da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), a exposição também conta com trabalhos relacionados à automação residencial. Conforme explica o docente, o projeto desenvolvido pelos alunos é resultado de uma disciplina aplicada no curso técnico em Edificações.

“Durante a disciplina de Eletrônica conseguimos aplicar os conhecimentos em um projeto de automação residencial. Essa amplitude de conhecimento é importante, pois nossos estudantes acabam vislumbrando uma nova área de atuação no mercado de trabalho”, afirmou o docente.

A exposição de Robótica e Automação segue até às 18h, dessa sexta-feira (22.11), no campus Rio Branco. As atividades são gratuitas e abertas a toda comunidade.

(Fotos: Lisânia Ghisi – Dscom/Ifac)