Exposição de banners encerra nesta sexta-feira (22.11), às 15h30, no campus Rio Branco

Cerca de 300 trabalhos científicos estão sendo apresentados no IV Congresso de Ciência e Tecnologia (IV Conc&t) do Instituto Federal do Acre (Ifac). Nesta quinta-feira (21.11), estudantes, docentes e pesquisadores fizeram a exposição de pesquisas nas áreas de iniciação científica, pós-graduação e internacionalização.

Ex-aluna do curso de Bacharelado em Zootecnia do Ifac, Laine Oliveira da Silva participou da exposição, nesta quinta-feira. A jovem, que em 2019 foi aprovada para um curso de mestrado na Universidade Federal do Acre (Ufac), destacou a importância de continuar participando das atividades científicas do Ifac.

“Participo do Congresso (de Ciência e Tecnologia do Ifac) desde a sua primeira edição e para mim é muito importante essa experiência. Mesmo tendo saído do Ifac, continuar publicando trabalhos no Conc&t é reforçar as nossas raízes. Graças aos docentes e ao ensino do Ifac conseguimos compreender e ingressar no meio científico, e a participação no Conc&t, com a exposição de trabalhos de iniciação científica, como também em parceria com professores, nos deu essa bagagem. O Ifac, com certeza, foi a instituição que me formou pesquisadora, que me deu essa visão científica”, afirmou Laine Oliveira.

A possibilidade de divulgar os estudos científicos para a sociedade também foi destacada pelo doutorando da Universidade Federal do Ceará (UFCE), Arol Josué Rojas. Morando em Rio Branco há um ano, após aprovação da esposa em um curso de mestrado, o acadêmico conta que se inscreveu no IV Conc&t por compreender a importância da ciência.

“Faço doutorado na UFCE na área de Geologia e me inscrevi no IV Conc&t por entender que é muito bom tudo o que é desenvolvido para se divulgar a ciência. Gostei muito de ter participado do Congresso e acredito que são ambientes como os institutos federais e as universidades que contribuem para um maior incentivo à pesquisa”, destacou Arol Rojas.

Estudante do curso de técnico em Biotecnologia no campus Xapuri, Dyogo Henrich Alves de Lima participou do Conc&t pela segunda vez. Junto com outros colegas de sala, o jovem apresentou a pesquisa sobre a construção de um labirinto elétrico para o ensino de Física.  “Foi muito bacana apresentar mais uma vez no Conc&t e dessa vez trazendo um novo trabalho de Física, só que este mais voltado para a sala de aula. Acredito que é muito importante poder estar num espaço onde a ciência está sendo apresentada”.

Para a acadêmica do curso de Educação Física da Uninorte, Ana Julia Lebre Félix, estar em um congresso científico pela primeira vez foi uma experiência gratificante. “Faço o período e primeira vez que estou apresentando um trabalho científico. É com muito orgulho que estou apresentando esse trabalho, que vem abordar o uso da robótica nas atividades de educadores físicos e fisioterapeutas. Nunca tinha participado de um evento científico e por incentivo me inscrevi. Fiquei muito feliz em participar”.

As exposições de trabalhos seguem nesta sexta-feira (22.11), no campus Rio Branco. Os trabalhos apresentados serão nas áreas de extensão e ensino. Além da apresentação dos projetos, o IV Conc&t segue com oficinas, mesas redondas, minicursos, rodas de conversa, exposições e apresentações artísticas. As atividades são gratuitas e abertas para toda comunidade.

(Fotos: Manassés Carvalho e Lisânia Ghisi – Dscom/Ifac)