A programação do II Congresso de Ciência e Tecnologia (Conc&t) do Instituto Federal do Acre (Ifac) contará este ano com diversas atividades culturais, palestras, apresentações de projetos, além de exposições, mesas redondas e feiras.

As atividades, que terão início no dia 29 de novembro no campus Xapuri, também serão desenvolvidas no campus Sena Madureira (30 de novembro) e em Rio Branco (01 de dezembro).

Para participar das ações basta realizar inscrição pelo site http://web.ifac.edu.br/conct/ até o dia 22 de novembro. As inscrições são gratuitas e os participantes receberão certificados.

Faça sua inscrição até o dia 22 de novembro
Acesse: http://web.ifac.edu.br/conct/

Xapuri

As atividades no campus Xapuri serão iniciadas às 08h, do dia 29 de novembro, com o credenciamento dos participantes, no auditório Antônio Zaine, onde também serão realizadas apresentações musicais. A solenidade de abertura acontece às 09h. Das 10h às 12h, os visitantes poderão participar da Feira de Produtos, Mostra de Esporte e apresentações diversas de banners.

No período vespertino serão desenvolvidas palestras com as temáticas: “Inovação e incubação de novos negócios”, “O ensino da nanociência e nanotecnologia na Região Norte” e “Tríplice Hélice”.

A partir das 19h, a palestra “Internacionalização no Ifac e UNITEPC (Universidad Tecnica Privada da Bolívia)”, acontecerá no auditório Antônio Zaine. Na sequência, alunos, professores e demais participantes poderão falar sobre as experiências vivenciadas com a internacionalização.

Às 21h, a professora Josina Pontes irá proferir palestra sobre o novo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Ifac. O encerramento das atividades está previsto para às 21h30.

Sena Madureira

O II Conc&t em Sena Madureira terá início às 07h, no dia 30 de novembro, com o credenciamento dos participantes. A abertura será realizada a partir das 07h30, com apresentação técnica de jiu-jitsu. Das 08h15 às 17h serão desenvolvidas atividades da Feira de Ciências, com apresentações e exposições de experimentos das áreas de Química, Física, Matemática e Ciências Biológicas, além de exposições de banners com os projetos desenvolvidos pelos estudantes bolsistas do Ifac.

Das 13h30 às 14h será realizada a etapa final do Campeonato de Tênis de Mesa, no pátio do campus Sena Madureira. As palestras terão início às 14h e serão abordados os temas: “Tríplice Hélice” e o Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Ifac, que será ministrado pela docente Josina Pontes. Também no período vespertino serão avaliados os trabalhos apresentados em banners pelos estudantes da instituição.

Para encerrar as atividades, a partir das 18h20 será desenvolvida demonstração de teatro. Os relatos de experiência dos estudantes que participaram das ações de internacionalização do Ifac durante o ano de 2017 será das 18h40 às 19h. Ao final será realizada palestra sobre o “Ensino da nanociência e nanotecnologia na Região Norte”, pelo professor Anselmo Fortunato Ruiz, da Universidade Federal do Acre (Ufac).

Rio Branco

As atividades do II Conc&T em Rio Branco irá reunir trabalhos e projetos desenvolvidos por estudantes e docentes dos campi Avançado Baixada do Sol e Rio Branco, no dia 01 de dezembro. A partir das 08h, os participantes serão recepcionados com apresentação cultural do professor Douglas Marques. A solenidade de abertura terá início às 08h15, com a mesa redonda “Dificuldades e apostas da Internacionalização”, que será mediada pelo docente Luiz Eduardo Guedes, juntamente com a coordenadora do Programa Jovem Embaixador, Diana Ketlem Paula do Nascimento.

As exposições de banners sobre os projetos realizados pelos estudantes das instituições serão realizadas das 09h45 às 15h, nos corredores do campus Rio Branco. Já os projetos de extensão serão apresentados das 14h às 17h, em sala temática.

Das 14h às 18h, o professor Francisco Heliton do Nascimento ministrará palestra sobre “Tecnologia assistiva para pessoas com deficiência visual aplicada ao Ensino”. Das 15h às 16h, a mesa redonda “Realidade e perspectivas dos grupos de pesquisa” contará com a participação de representantes do CVT, Nupa, Eduh, Ifaclog, Forprocim e SQVST.

Para fechar as atividades do II Conc&t será realizada rodada dupla da palestra “Ampliando os horizontes da pós-graduação”, que contará com a participação de mestres e doutores do Ifac.