Atividades começaram nesta quinta-feira (21.11), no campus Rio Branco, e seguem até 22 de novembro

O IV Congresso de Ciência e Tecnologia (IV Conc&t) do Instituto Federal do Acre (Ifac) teve início nesta quinta-feira (21.11), na sede do campus Rio Branco. Estudantes, servidores do Ifac participaram da cerimônia de abertura, juntamente com pesquisadores e docentes da Bolívia, Peru e de diversos estados brasileiros. As atividades seguem até o dia 22 de novembro.

De acordo com a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, o Congresso de Ciência e Tecnologia é um momento de ampliar o contato com a ciência, a tecnologia e inovação. Segundo ela, ter a presença de estudantes, docentes e pesquisadores de outros estados brasileiros, como também da Bolívia e Peru, só engrandece o evento e as oportunidade de novos conhecimentos dos participantes.

“Além de ser um espaço de compartilhamento de conhecimento, o IV Conc&t também será o momento em que teremos o lançamento da nossa primeira revista científica, a Conexão na Amazônia, como também a presença de profissionais das instituições de ensino da Bolívia e Peru, parceiros que nos acompanham nas atividades do Congresso desde a primeira edição. Que todos aproveitem o evento e os conhecimentos que estão sendo disseminados nas atividades”, afirmou Rosana Cavalcante dos Santos.

Conforme apresentou o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Ifac e organizou do IV Conc&t, Pedro Plese, o evento tem o objetivo de disseminar conhecimentos científicos e tecnológicos, através da realização de palestras, minicursos, oficinas, rodas de conversa, como também apresentar para a sociedade os trabalhos desenvolvidos nas áreas de pesquisa, ensino e extensão.

“O IV Conc&t é um evento construído a muitas mãos. Para que chegássemos até aqui contamos com apoio das Pró-Reitorias de Ensino (Proen), Extensão (Proex), Diretoria Sistêmica de Assistência Estudantil, Assessoria de Relações Internacionais, como também de todos os campi, docentes e estudantes. É um momento de compartilhamento de informação e no qual apresentamos para a sociedade o que o Ifac tem desenvolvido em prol da educação”, destacou Pedro Plese.

Também integraram a mesa de abertura do IV Conc&t, o pró-reitor de Extensão, Fábio Storch, a pró-reitora de Ensino, Lucilene Acácio, a presidente da Academia Acreana de Letras, Luisa Galvão Lessa Kalberg, o vice-reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Josimar Batista Ferreira, e o diretor do campus Rio Branco, Wemerson Fittipaldy de Oliveira.

Ainda fizeram parte da cerimônia, os estudantes e docentes da Universidad Nacional Amazónica de Madre de Dios (Unamad), do Instituto de Educación Superior Tecnológico Público Jorge Basadre Grohman (IESTPJBG), da Sociedad Nacional de Industrias (Senati) e da Universidad Amazónica de Pando (UAP).

Programação

Nesta quinta-feira (21.11), a programação conta com exposições do planetário, de robótica e automação, pinturas em aquarela, empoderamento feminino, além de rodas de conversa, palestras, minicursos sobre tecnologia disruptiva e educação ambiental peruana, como também apresentação de trabalhos científicos, culturais e esportivos.

As atividades são gratuitas e abertas a toda comunidade.