O campus Cruzeiro do Sul foi a primeira unidade do Instituto Federal do Acre (Ifac) a receber o III Congresso de Ciência e Tecnologia (III Conc&t). O evento, que foi realizado nesta terça-feira (13.11), reuniu estudantes, servidores e pesquisadores da região.

Além da exposição de projetos de pesquisa, ensino e extensão, que foram desenvolvidos por estudantes e docentes da instituição e da Universidade Federal do Acre (Ufac), o III Conc&t contou com a realização de palestras, atividades culturais, de internacionalização, como também ações envolvendo as áreas de tecnologia e empreendedorismo.

Diretor geral do campus Cruzeiro do Sul, Orleinilson Agostinho Rodrigues Batista, destacou a importância da terceira edição do Congresso ser realizada na unidade. “É com muita alegria que vivenciamos este momento. Não apenas por receber servidores, alunos e a comunidade em nossa casa, mas por estarmos trabalhando em prol de um evento muito importante. Tenho certeza da relevância em poder mostrar o que é desenvolvido na instituição”.

Conforme destacou o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Pedro de Melo Plese, o Congresso de Ciência e Tecnologia em Cruzeiro do Sul somou a apresentação de mais de 30 trabalhos envolvendo as áreas de ensino, pesquisa e extensão.

“Quero parabenizar todos os estudantes e servidores que desenvolveram projetos e se inscreveram no III Conc&t. É importante que os resultados das pesquisas sejam apresentados à comunidade, que estes estudos contribuam para com a comunidade e que todos conheçam o que é desenvolvido no Ifac. Além disso, a quantidade de projetos inscritos no evento é também resultado dos investimentos realizados através e editais de incentivo a pesquisa, e que proporcionam aos alunos e professores o desenvolvimento de atividades diversas”, destacou Pedro Plese.

Representando a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, o pró-reitor de Extensão, Fábio Storch, ressaltou a importância da divulgação científica e tecnológica através do Conc&t. Segundo ele, além de ser oportunidade para apresentar as ações desenvolvidas nas diversas áreas da ciência, é também um momento de mostrar a instituição à comunidade.

“Com muita alegria estamos desenvolvendo a terceira edição do Conc&t, que é uma oportunidade de apresentar o que fazemos e desenvolvemos em nossas unidades, no que se diz respeito à pesquisa, extensão e práticas de ensino. Além disso, é um espaço para que outras instituições também apresentem seus trabalhos, divulgando ações científicas e aproximando a comunidade destas áreas. É importante lembrar ainda que o Congresso é porta de entrada para que comunidade nos conheça e faça parte da instituição”, lembrou Fábio Storch.

Conc&t

Realizado desde o ano de 2016, o Congresso de Ciência e Tecnologia do Ifac é um evento promovido pelas Pró-Reitorias de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Proinp), de Extensão (Proex) e de Ensino (Proen), que visa a socialização e iteração do conhecimento por meio da realização de projetos e ações voltadas às áreas de ciência, tecnologia, inovação, pós-graduação, empreendedorismo, extensão e educação tecnológica.

Além de ser um projeto do Ifac, o Congresso de Ciência e Tecnologia também conta com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que é uma fundação vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

Este ano, o III Congresso de Ciência e Tecnologia do Ifac também acontecerá em Sena Madureira (20.11) e Rio Branco (27.11). As atividades são gratuitas e aberta a toda comunidade. Os interessados em participar, podem realizar inscrição através do site https://web.ifac.edu.br/conct.