Começou nesta quarta-feira (29.11) as atividades do II Congresso de Ciência e Tecnologia (II Conc&t) do Instituto Federal do Acre (Ifac). O evento, que este ano será realizado em três municípios, teve início em Xapuri, às 08h. As atividades, que são gratuitas e abertas à comunidade, serão realizadas até 22h.

Além da exposição dos projetos de pesquisa, pós-graduação e extensão desenvolvidos por estudantes e professores do campus Xapuri, também serão realizadas palestras, atividades esportivas e culturais. Para saber mais sobre a programação basta acessar o site oficial do evento em http://web.ifac.edu.br/conct.

Veja aqui a programação completa

Abertura

Estudantes, docentes, técnicos administrativos e membros da comunidade participaram da cerimônia de abertura, realizada no auditório do campus Xapuri. De acordo com o diretor do Ifac no município, Joel Bezerra Lima, o II Conc&t é resultado da integração e dedicação dos servidores e alunos da instituição.

“Estamos muito felizes em receber o II Congresso de Ciência e Tecnologia do Ifac em Xapuri. O sucesso do evento pode ser visto em cada apresentação de trabalho e palestra que serão realizados ao longo do dia.  Que todos tenham um bom evento e que as ações desenvolvidas na instituição possam contribuir com a ampliação do conhecimento no município. Que possamos continuar trabalhando em prol de um ensino de qualidade”, ressaltou Joel Lima.

Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Proinp), Pedro Plese, ressaltou o compromisso em desenvolver o evento nos campi, como também a participação do representante do CNPq, Anselmo Fortunato Ruiz Rodrigues, responsável por avaliar os projetos de pesquisa, pós-graduação e extensão desenvolvidos na instituição.

“Além da realização da segunda edição do Congresso de Ciência e Tecnologia do Ifac, a instituição avançou significativamente no ano de 2017. Exemplo disso é o início do primeiro curso de mestrado que o Ifac irá ofertar a partir de 2018, na área de Educação Profissional e Tecnológica. Outra conquista foi a submissão de proposta para a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal a Nível Superior (Capes) para que o Ifac também possa ofertar um curso de mestrado na área de Agroecologia”, lembrou Plese.

Pró-reitor de Extensão (Proex), Fábio Storch, reforçou que a apresentação das atividades esportivas, tecnológicas e culturais desenvolvidas no campus Xapuri durante o II Conc&t refletem a valorização das ações para a instituição e comunidade. “Desde 2014, com a reinserção da Extensão como Pró-Reitoria, a gestão tem trabalhado para ampliar as atividades nesta área. Este ano, mais de 80 projetos foram contemplados nos editais lançados pela Proex e cerca de 150 projetos estão institucionalizados no Ifac atualmente. Ficamos muito felizes em ver a participação dos servidores e alunos no II Conc&t”.

Representando a prefeitura de Xapuri, a secretária municipal de Educação, Fernanda Pinheiro integrou a mesa diretiva durante a cerimônia e reiterou a importância da instituição para o município. Segundo ela, as ações desenvolvidas pelo Ifac nos últimos anos já estão apresentando resultados positivos para a cidade. “Quero aqui parabenizar a toda equipe do Ifac que trabalhou ativamente para que este evento pudesse acontecer. Reforço o compromisso da gestão municipal em continuar a parceria com o Instituto. O trabalho desenvolvido no Ifac já tem nos apresentando frutos. Exemplo disso foi a intensa participação e aprovação de ex-alunos da instituição em nosso processo seletivo”.

Para a reitora Rosana Cavalcante dos Santos, a realização do II Conc&t nos municípios de Xapuri, Sena Madureira e Rio Branco é resultado do esforço e dedicação dos servidores, como também dos estudantes. Ela ainda destacou que a realização de congressos junto às instituições de ensino contribui diretamente para ampliação do conhecimento científico no país.

“Eventos como este contribuem para o conhecimento dos estudantes e da comunidade, mas também reforçam o papel da instituição em continuar trabalhando em prol de uma boa educação. Sabemos das deficiências que temos em nosso Instituto, mas é preciso reconhecer que, atualmente, não há unidade de educação no mundo que contemple estudantes desde o ensino médio até a pós-graduação. Cada passo que temos dado, ao longo desses anos, representa um novo indicador que irá contribuir para alavancar mais recursos para nossos campi. Um evento como o Conc&t não é apenas para expor nossas produções, mas também para contribuir com a pesquisa e ciência do país”.