Comitê para Feira Nacional de Matemática faz reunião para alinhamento de cooperação

Foi realizada na manhã dessa segunda-feira (03.07), na sala de reuniões do gabinete da Reitoria do Instituto Federal do Acre (Ifac), uma nova reunião dos membros do comitê para a VI Feira Nacional de Matemática, que acontecerá no Acre em 2018, para avaliarem as competências de cada parceiro para a organização do evento.

A apresentação foi conduzida pelos coordenadores-locais da Feira no Acre, os professores Paulo José dos Santos Pereira, do campus Rio Branco do Ifac, e Gilberto Francisco Melo, da Universidade Federal do Acre (Ufac). Estiveram presentes os membros representantes dos organizadores Ifac e Ufac, que sediará o evento, e de órgãos parceiros como a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), Secretaria Municipal de Educação (SME), a Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac).

Na discussão, foram apresentados e discutidos os aportes a serem comprometidos e custeados por cada órgão, para garantir a realização do evento. Caberá ao Ifac, a logística de alojamento dos alunos que virão participar do evento, tal como aconteceu no X Connepi, ficarão nas instalações do 4º Batalhão de Infantaria e Selva (4º BIS), além de contribuir na publicidade e divulgação do evento e da premiação dos trabalhos.

A reitora Rosana Cavalcante dos Santos destacou a importância do evento no Estado do Acre, que será o primeiro a ser feito na região Norte e fortalecerá a política de ciência e tecnologia promovida pelo Instituto e buscará a articulação necessária para a realização do mesmo. “Estaremos em contato com os demais órgãos e parceiros para buscar novas possibilidades de cooperação, firmando compromissos, apresentando o que é a Feira Nacional de Matemática e o porque ela é importante”, afirmou a reitora.

As últimas edições da Feira Nacional de Matemática aconteceram em cidades de Santa Catarina e em Salvador, na Bahia, e, pela primeira vez, acontecerá fora desse eixo, possibilitando o intercâmbio de conhecimento e cultura para os alunos, e está programada para acontecer entre os dias 30 e 31 de maio e 01 de junho de 2018, e um dos pré-requisitos é a participação na Feira Estadual que deverá acontecer ainda no segundo semestre deste ano em Rio Branco.

Segundo o coordenador do evento no Acre, professor de matemática do campus Rio Branco do Ifac, Paulo José dos Santos Pereira, os eventos integram a Rede de Feiras de Matemática. “A rede de Férias é devido a forma como são formados o percurso até chegar na Nacional, devido a integração dessas etapas, desde a (Feira) Municipal, Regional, Estadual e, finalmente, a Nacional”, explicou Paulo José. “Os trabalhos são selecionados e submetidos as avaliações e classificações para as etapas seguintes, mas nem todos os estados têm formado essa rede, da etapa estadual submetem para a Nacional”.