Coordenador geral das Feiras de Matemática no Brasil visita IFAC

O coordenador geral das Feiras de Matemática no Brasil, prof. Vilmar José Zerniani, docente da Universidade Regional de Blumenau (SC), realizou na manhã dessa segunda-feira, 28, visita institucional à reitora do Instituto Federal do Acre (IFAC), profa. Rosana Cavalcante dos Santos.

O prof. Fábio Storch de Oliveira, Pró-reitor de Extensão, acompanhou a visita, que teve como objetivo convidar o IFAC a ser parceiro na realização da VI Feira Nacional de Matemática, em maio de 2018. Segundo o prof. Vilmar Zerniani, o Acre apresentou a proposta de sediar o evento, durante assembleia realizada na Bahia, em setembro desse ano.

O prof. Vilmar Zerniani está em Rio Branco para participar como palestrante e mediador de mini curso durante a I Feira Estadual de Matemática – FEMAT, evento que terá abertura nessa segunda-feira, 28, no auditório do Campus Rio Branco, e tem como coordenador o prof. Morane Almeida de Oliveira.

Nessa vinda ao Acre o prof. Vilmar Zerniani está contatando possíveis parceiros como o IFAC, Universidade Federal do Acre (UFAC), Instituto de Matemática, Ciência e Filosofia do Acre (IMCF), Secretaria de Estado de Educação e Esportes (SEE) e iniciativa privada, para buscar apoio ao evento.

Estiveram acompanhando o prof. Vilmar Zerniani os professores Paulo José dos Santos Pereira, Paulo Roberto e Morane Almeida de Oliveira, docentes do Campus Rio Branco, e o prof. Gilberto Francisco Alves de Melo, coordenador do Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Matemática da UFAC e docente do Colégio de Aplicação.

Apoio à iniciativa – A reitora Rosana Cavalcante dos Santos disse que é uma entusiasta desse tipo de evento e tem o maior interesse em apoiar a iniciativa. “O IFAC tem o maior prazer de contribuir com eventos desse porte, devido a sua importância para a comunidade. Vamos definir como poderemos apoiar a Feira Nacional de Matemática, através da Pró-reitoria de Inovação, Pesquisa e Pós-graduação (PROINP), e da Pró-reitoria de Extensão (PROEX)”.

Uma demonstração de que a atual gestão apoia estas iniciativas é a realização da I Feira Estadual de Matemática – FEMAT, evento idealizado por uma comissão de professores de Matemática do Campus Rio Branco do Instituto Federal do Acre (IFAC) a partir do Edital de Extensão Nº 003/2014 – PROEX/IFAC que visa incentivar, divulgar, e socializar as experiências, pesquisas e atividades matemáticas.

A I Feira Estadual de Matemática tem o objetivo despertar o interesse dos alunos na Matemática, promover a popularização dos conhecimentos matemáticos, estimular o intercâmbio de experiências pedagógicas e contribuir para a inovação nas metodologias de ensino. O prof. Fábio Storch colocou a Pró-reitoria de Extensão à disposição da comissão para contribuir com o evento.

Ao final da visita o coordenador geral das Feiras de Matemática no Brasil, Vilmar Zerniani, presenteou a reitora com o livro “Feiras de Matemática: Histórias da Ideia e Ideia das Histórias”, escrito em parceria com a profa. Maria Salett Biembengut.