Sobre

Com objetivo de direcionar as ações do Instituto Federal do Acre (IFAC), durante os próximos 20 anos, foi iniciado em agosto de 2016, o desenvolvimento do Planejamento Estratégico do IFAC. O projeto, que tem a expectativa de ser concluído em 2017, estabelecerá de forma participativa, a missão, visão, valores, objetivos, indicadores, metas, projetos estratégicos e modelo de gestão institucional.

Com isso, o modelo de gestão estratégica a ser proposto permitirá sistematizar o processo decisório, melhorar a capacidade de planejamento, de priorização de temas, de alocação de recursos e de alcance dos resultados, além de padronizar as operações de trabalho para aumentar a eficácia e a eficiência

O projeto de Planejamento e Gestão Estratégica do IFAC visa ainda ampliar a modernização da gestão, a partir da disseminação de métodos, instrumentos, ferramentas e melhores práticas em gerenciamento de projetos, compartilhamento de resultados, interoperabilidade de linguagens, racionalização de recursos, além de obter uma cultura voltada ao alcance de resultados e à prestação de contas.

Para auxiliar o IFAC no construção do Planejamento Estratégico, foi contratada a empresa GD Consult, vencedora da licitação por concorrência pública. O desenvolvimento do Planejamento Estratégico do IFAC está dividido em seis etapas, que contam com a participação de servidores, estudantes e comunidade externa. Dentre as atividades a serem realizadas, e que irão pautar a formatação do Planejamento Estratégico, estão: entrevistas internas e externas à comunidade acadêmica, pesquisa com servidores, audiências públicas, fóruns de gestão e ainda cursos e palestras.