Planejamento Estratégico completa primeiro ano e entra em fase final de implementação

Texto: Daniel Esteves | DSCOM

A construção do Planejamento Estratégico do Instituto Federal do Acre (Ifac) entrou em sua quinta e última etapa de implementação, a “Assessoria e Desenvolvimento de Lideranças”. O trabalho para implantação do planejamento estratégico já conta com 70% dos serviços executados desde o seu lançamento.

Ao longo do primeiro semestre de 2017, aconteceram as capacitações gerenciais e os fóruns para elaboração das metas estratégicas, portfólios de projetos e definição do modelo de gestão pelas unidades do Ifac nos municípios de Rio Branco (com servidores da Reitoria, campus Rio Branco e campus Avançado Baixada do Sol) Cruzeiro do Sul, Tarauacá e Sena Madureira.

Segundo o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Prodin), Ubiracy da Silva Dantas, as últimas ações representam o término da concepção do Planejamento Estratégico e a fase de construção do Plano de Desenvolvimento Institucional. Em breve, o Instituto deve receber da empresa GD Consult – consultoria licitada para o trabalho – o documento executivo do Plano Estratégico.

“Estamos trabalhando na sistematização de Objetivos Estratégicos, projetos e ações para acompanhamento das metas estipuladas. Estamos entrando em uma nova fase, em que as demandas são pensadas com base em um norte construído a muitas mãos”, afirmou o pró-reitor.

O projeto de Planejamento e Gestão Estratégica do Ifac visa ainda ampliar a modernização da gestão, a partir da disseminação de métodos, instrumentos, ferramentas e melhores práticas em gerenciamento de projetos, compartilhamento de resultados, interoperabilidade de linguagens, racionalização de recursos, além de obter uma cultura voltada ao alcance de resultados e à prestação de contas.

Nesse último ano – o projeto iniciou no final de agosto de 2016 – foram realizadas diversas ações, desde a mobilização de lideranças, oficinas, workshops, os fóruns de gestão e capacitações dos envolvidos, além de contar ativamente com a participação da comunidade através de visitas da equipe responsável às unidades e pesquisa qualitativa via internet.

Dentre os resultados apurados estão 41 indicadores de eficiência e metas institucionais que servirão de base para a consolidação do Mapa Estratégico para os próximos 20 anos. Desses indicadores estão construídos 23 projetos estratégicos que vão desde a potencialização da estrutura administrativa e de infraestrutura até a capacitação de servidores e implementação de políticas educacionais que irão contemplar a nova Missão do Ifac: “Promover a educação profissional, científica e tecnológica de qualidade, garantindo ações voltadas à formação cidadã no Estado do Acre”.

A quinta etapa deverá ser finalizada com a realização de mais dois workshops e sessões de coaching além da Reunião de Avaliação da Estratégia (RAE), até o final do mês de outubro de 2017. “O que ainda está por executar representa 30% do total do objeto”, afirma o pró-reitor Ubiracy Dantas. Em seguida, deverá ser instituída uma portaria institucional definindo a elaboração dos projetos e os prazos para execução, fixando as responsabilidades dos membros e servidores envolvidos.

Ainda para o pró-reitor, a consolidação do projeto tem contribuído para a gestão administrativa do Ifac. “A implantação do Planejamento Estratégico veio a calhar com o momento orçamentário em que vivemos, com reduções recorrentes, obrigando-nos a readequar nossos contratos e aquisições e, a partir de agora, vinculando isso aos objetivos estratégicos que ensejam em nossa missão e visão de futuro”, falou Ubiracy Dantas.

Conheça mais sobre os indicadores apurados e os projetos estratégicos definidos e as etapas executadas até agora no documento do Planejamento Estratégico