Servidores participam de nova etapa do Planejamento Estratégico

Com objetivo de dar andamento ao desenvolvimento do Planejamento Estratégico do Instituto Federal do Acre (IFAC), técnicos administrativos, docentes, estudantes e comunidade participam de mais uma etapa do projeto. As novas atividades, que já foram realizadas em Xapuri e Rio Branco, irão contribuir para a formação das ações a serem implementados pelo IFAC nos próximos 20 anos.

Nesta terça-feira (04.04), servidores dos campi Avançado Baixada do Sol, Rio Branco e Reitoria se reuniram para uma nova rodada de fóruns de gestão. Durante o encontro, foram apresentados o, Mapa Estratégico validado e a metodologia da nova rodada dos fóruns de gestão. Os participantes apresentaram propostas que subsidiarão a construção do portfólio de projetos a serem desenvolvidos pelo Instituto.

Pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Antônio Carlos Portela, explica que as atividades também serão desenvolvidas nos campi Sena Madureira no dia 07/04/17 Tarauacá (10 e 11/04) e Cruzeiro do Sul (12/04). Segundo ele, a participação dos servidores é primordial neste momento.

“A participação dos servidores neste processo é de extrema importância. Estamos tendo uma oportunidade histórica em se pensar um planejamento para gerações futuras. É de grande responsabilidade este trabalho e temos percebido que os servidores também estão bastante sensíveis no que se refere ao planejar as ações do Instituto Federal do Acre para os próximos 20 anos”, ressaltou Portela.

Reitora do IFAC, Rosana Cavalcante dos Santos, que participou das atividades em Rio Branco e em Xapuri, conta da satisfação em ver os servidores empenhados nas ações relacionadas ao Planejamento Estratégico.

“Tenho percebido que além de participarem, os servidores também entenderam a importância deste trabalho que o IFAC está realizando. É muito gratificante integrar estes encontros e ver nas apresentações que as propostas estão sendo pensadas para todos e de forma coletiva. Sabemos da importância da contribuição de cada um neste processo para a formatação do Planejamento Estratégico e é desta forma que devemos continuar trabalhando, sempre com foco nas ações e transformações do IFAC”, destacou a reitora.

A Coordenadora de Almoxarifado e Patrimônio, Joseady Alves de Freitas, ressalta a gratificação de participar do processo estratégico. De acordo com ela, é um momento histórico para a instituição e uma oportunidade de se discutir todas as áreas do IFAC.

“Acredito que este Planejamento Estratégico irá revolucionar os próximos passos da nossa instituição. Todos que estão participando, e também a gestão, estão de parabéns. É visível a compreensão e comprometimentos de todos para com o Instituto. Acredito que desta forma conseguiremos dar grandes passos e avançar cada vez mais”, reforçou Joseady Freitas.

Docente e também diretora de Políticas de Graduação, Jordana Souza Paula Riss, acredita que as ações previstas no Planejamento Estratégico irão trazer diversos benefícios não apenas para a instituição, mas também aos servidores e estudantes. Ainda de acordo com ela, a participação dos servidores junto aos fóruns de gestão contribui para o enriquecimento e formulação de novos projetos. “Acredito muito neste trabalho, pois é algo que está sendo pensado para a instituição e não apenas para uma gestão. Outro ponto são os benefícios que esta ação irá trazer a todos que compõem a instituição, principalmente, aos alunos que terão uma educação cada vez melhor e de qualidade”.

Próximas etapas

Conforme o cronograma de trabalho, as atividades do fórum de gestão acontecem, na próxima sexta-feira (07/04), em Sena Madureira. Já nos dias 10 e 11 de abril, as ações serão desenvolvidas no campus Tarauacá e na quarta-feira (12/04) será a vez dos servidores do campus Cruzeiro do Sul participarem do evento.

De acordo com o diretor-fundador da empresa Steinbeis SIBE do Brasil, Peter Dostler, as ideias de projetos apresentadas durante os fóruns de gestão servirão para que o IFAC possa alcançar os objetivos traçados no Mapa Estratégico. “Com o encerramento dos fóruns, as informações serão coletadas e sistematizadas, como também apresentadas ao Colégio de Dirigentes do IFAC”.

Segundo Peter Dostler, o desenvolvimento de planejamento estratégico em instituições de ensino é primordial para a ascendência da educação. “Em muitos lugares o que vemos é a falta de planejamento nas instituições. Mas quando se quer transformação, ampliar o conhecimento e obter melhorias para uma sociedade, é preciso trabalhar de forma planejada, saber aonde se está e para aonde deseja ir. Para isso, é importante conhecer o mercado, saber quais as demandas, entender a sua região e assim construir e estruturar um futuro”.

Diretora de Planejamento e Gestão do IFAC, Gírlen Nunes dos Santos, explica que após a sistematização dos projetos apresentados pelos servidores durante os fóruns e validados, estes ainda passarão por um processo de priorização. Segundo ela, as propostas serão selecionadas por meio de analise hierárquico de processo, que é um método para auxiliar na tomada de decisões complexas e a justificar a escolha com base em critérios pré-estabelecidos, que auxiliará na execução dos projetos a curto, médio e longo prazo.