Equipe de desenvolvimento define indicadores e anuncia próximas etapas do Planejamento Estratégico

Mais uma etapa do Planejamento Estratégico foi concluída com a elaboração dos indicadores pela equipe de desenvolvimento do IFAC e consultores da empresa Steinbeis – SIBE do Brasil. As reuniões foram realizadas por videoconferências ao longo do mês de fevereiro. Em relação às próximas etapas, estas estão agendadas para os dias 14 a 17 de março, quando ocorrerão a revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), validação dos indicadores e um curso de portfólio.

De acordo com a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PRODIN), Gírlen Nunes, que também atua como uma das coordenadoras do Planejamento Estratégico, a etapa de definição dos indicadores irá garantir o cumprimento adequado das estratégias ao longo dos próximos anos. Ela explica ainda que devido ao modelo trabalhado pelo IFAC, existe a possibilidade de alterações dos indicadores de acordo com a necessidade dos setores.

“Realizamos as videoconferências com as propostas de indicadores para atenderem os objetivos do Mapa Estratégico validado em dezembro. São estes indicadores que vão garantir o cumprimento dos objetivos propostos no Mapa Estratégico. Durante as reuniões, fizemos a proposta dos indicadores de orçamento, gestão de pessoas, comunicação, infraestrutura, ensino pesquisa e extensão, integração de gestão estratégica, padronização e sistematização de processos de trabalho”, informou Gírlen Nunes.

Em relação às próximas etapas do Planejamento Estratégico, estas contarão com a presença do consultor da SIBE do Brasil, Fernando Quitans, que irá realizar a intermediação das atividades de revisão do PDI, validação dos indicadores e curso de portfólio, que tratará dos produtos da instituição. Nesta etapa, participarão os pró-reitores, diretores de campi e coordenadores.

Já para o mês de abril estão previstos novos fóruns nos campi do IFAC, com a presença da reitora Rosana Cavalcante dos Santos. O objetivo destes encontros, segundo o coordenador da equipe de desenvolvimento, Alexandre Lúcio Amaro, será a apresentação dos indicadores, do Mapa Estratégico validado e a proposta de revisão do PDI. Além disso, também haverá uma coleta de dados e demandas para que sejam construídas propostas que irão compor o portfólio de projetos do Instituto.

Conforme programação, os fóruns ocorrerão entre os dias 3 a 7 na reitoria e campi Rio Branco, Xapuri e Sena Madureira, e de 10 a 12 de abril nos campi Taraucá e Cruzeiro do Sul.