Comunidade externa participa do Fórum de Gestão no Campus Xapuri

Representantes da comunidade externa do município de Xapuri, servidores técnico administrativo e docentes participaram do Fórum de Gestão realizado no Campus Xapuri, no dia 24 de novembro, que faz parte do Planejamento Estratégico do Instituto Federal do Acre (IFAC). As atividades foram desenvolvidas pela parte da manhã e à tarde e contou com a presença da reitora do IFAC, profa. Rosana Cavalcante dos Santos.

Dentre os vários representantes da comunidade externa, convidados pelo diretor-geral da unidade, prof. Joel Bezerra Lima, participaram a representante do DEPASA, Jéssica Soares Magalhães, a representante SENAC, Alcilene Rafael da Silva, o representando a Escola Esperança do Povo do Seringal Cachoeira, prof. Sebastião Alves Barbosa, o coordenador do Núcleo de Educação da SEE, Francisco Ramos Melo e equipe gestora, e a representando a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Claudete Rodrigues da Costa, além de alunos representando as turmas dos cursos ofertados no campus.

A abertura contou com a participação na mesa diretiva a Pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PRODIN), Gírlen Nunes, do diretor-geral Joel Bezerra Lima, e do consultor Fernando Quintans. A reitora fez a abertura destacando a importância do evento para contribuir com propostas para o Planejamento Estratégico da instituição. “Estamos realizando os fóruns em todas as unidades do IFAC, e agora, em Xapuri, esperamos contar com o apoio dos servidores e da comunidade aqui presentes”.

A Pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gírlen Nunes, agradeceu a participação dos convidados e disse que as propostas farão parte do Mapa Estratégico, que será o próximo passo com a realização dos fóruns em cada unidade. “O importante nos fóruns que estamos realizando é a participação e a contribuição de todos os envolvidos, que estão discutindo as propostas que farão parte do Mapa Estratégico do Planejamento, quando retornaremos às unidades para apresentar o resultado”.

À tarde os grupos divididos nos eixos temáticos apresentaram as propostas discutidas pela manhã e a tarde. A docente de Administração do Campus Xapuri, profa. Luciana Rufino, destacou a importância da colaboração de todos no Planejamento Estratégico. “Essas discussões refletem o pensamento dos convidados, dos alunos e dos docentes. Temos certeza de que as contribuições de cada segmento serão transformadas em metas para o futuro do nosso instituto. Acreditamos que, com isso, podemos melhorar o processo de ensino-aprendizagem, a nossa infraestrutura e os equipamentos do campus, ampliando as articulações com as comunidades e criando possibilidades de novos mercados para a oferta de cursos”.

Já a representante do DEPASA, laboratorista Jéssica Soares Magalhães, disse que foi uma grande honra o órgão participar do Planejamento Estratégico do IFAC. “Foi muito proveitoso as discussões nas salas temáticas, pois cada convidado pode apresentar suas propostas, criando oportunidades para a comunidade de Xapuri. O planejamento é importante e o DEPASA se sente feliz em contribuir com as ações que o IFAC pretende desenvolver no futuro”.