Servidores da Reitoria participam do Fórum de Gestão

Aconteceu na quarta-feira, 23, o Fórum de Gestão com os servidores da Reitoria do Instituto Federal do Acre (IFAC), como parte do Diagnóstico para o Planejamento Estratégico da instituição. Durante a manhã e à tarde, os servidores participaram das salas temáticas, divididas em cinco eixos temáticos: Empreendedorismo e Interação com o Mercado; Responsabilidade e Inclusão Social; Internacionalização e Inserção Social; Ciência, Tecnologia e Inovação; e Articulação com a Sociedade.

A abertura do evento ocorreu com a presença da reitora Rosana Cavalcante dos Santos e dos pró-reitores de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gírlen Nunes Santos; de Administração, José Claudemir; de Extensão, Fábio Storch; de Ensino, Lucilene Acácio; o representante da Pró-reitoria de Inovação, Pesquisa e Pós-graduação, prof. Edvar Silva de Sousa; e o consultor Fernando Quintans.

Em seu pronunciamento a reitora destacou a participação dos servidores da Reitoria no Fórum de Gestão, lembrando que alguns setores estão envolvidos em demandas em várias pró-reitorias, mas disse que é importante que todos contribuam com sugestões e propostas para o Planejamento Estratégico. “Em 2014, quando assumi a reitoria, entendi a necessidade de um Planejamento Estratégico, e hoje estamos efetivando este planejamento no IFAC, através das reuniões nos campi”.

A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gírlen Nunes fez referência, também, a contribuição de cada servidor nos eixos temáticos. “A participação dos servidores da Reitoria é muito positiva, com a participação das pró-reitorias e diretorias sistêmicas, que não estavam em demandas emergenciais. O envolvimento nas salas temáticas foi fundamental para que cada um pudesse apresentar suas propostas para o IFAC que queremos para os próximos 20 anos. No final das apresentações de cada eixo temático pudemos verificar a contribuição de cada servidor para o Diagnóstico do Planejamento Estratégico”.

Para o consultor Fernando Quintans, o Fórum de Gestão com os servidores da reitoria foi extremamente positivo. “Pudemos observar que o caminho que está sendo seguido pelo IFAC, e que a reitora Rosana Cavalcante dos Santos disse que é um caminho que sabemos onde queremos chegar, mas temos que definir apenas o alinhamento acerca do melhor caminho a percorrer. E o melhor caminho está sendo definido nesses fóruns”.

Ele destaca a importância dos Fóruns de Gestão e o que foi realizado com os servidores da Reitoria percebe-se que as propostas estão mais claras, com reforço em algumas questões como Empreendedorismo, Inclusão Social e Internacionalização. “É importante reforçar que esta não é a única oportunidade que todos têm de contribuir com questões relevantes, pois temos um questionário que precisa ser respondido e que se encontra no site do IFAC, no link Planejamento Estratégico. É importante que todos participem de cada fase e todos se sintam responsáveis de fazer do IFAC uma instituição cada vez melhor”.