Equipe do Planejamento se reúne para consolidar o Planejamento Estratégico no IFAC

Com o objetivo de garantir o fluxo das informações já realizadas no Planejamento Estratégico do Instituto Federal do Acre, foi realizada na tarde de quinta-feira (17.11) a reunião da equipe de Planejamento com a equipe da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRODIN), no campus Rio Branco.

O projeto de Elaboração e Implantação do Planejamento Estratégico do IFAC trata da modernização da gestão da instituição a partir da disseminação de métodos, instrumentos, ferramentas e melhores práticas em gestão de projetos, compartilhamento de resultados, racionalização de recursos, interoperabilidade de linguagens e cultura voltada ao alcance de resultados que se iniciou em 22 de agosto de 2016.

Segundo a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Gírlen Nunes, o Planejamento Estratégico está divido em várias fases. “Já passamos por algumas etapas, dentre elas, Elaboração do Projeto Executivo, Mobilização das Lideranças, Visão das Lideranças, e já tivemos uma primeira etapa dos fóruns com os servidores e sociedade civil nos campi Cruzeiro do Sul, Tarauacá e Sena Madureira onde tivemos uma participação maciça dos servidores e sociedade civil”, destacou.

Com a implantação do Modelo de Gestão Estratégica, esperam-se os seguintes resultados: Sistematização do processo decisório; Maior capacidade de planejamento e alcance de resultados; Decisões baseadas na corporação como um todo; Melhor capacidade de planejamento e alocação de recursos; Acesso mais rápido à informação de maior qualidade; Aumento da eficácia e eficiência da organização; e Priorização mais realista do trabalho.

De acordo com a reitora do IFAC, Rosana Cavalcante, esse é um momento de amadurecimento da instituição. “A maturidade adquirida nestes dois anos e oito meses já nos tem preparado para vários desafios, como um recredenciamento, por exemplo. O momento que vivemos hoje na instituição é o resultado do trabalho de cada um de nós. Agora é um momento de consolidação do IFAC. Hoje, nós temos muito bem definido nossos eixos. Estamos fazendo um trabalho forte. Várias políticas estão se consolidando”, afirmou.

Para a reitora, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas no cenário econômico, o IFAC tem realizado várias ações que consolidam o seu papel no estado. “É um momento bem feliz que estamos vivendo, resultado de trabalho de todos servidores. Muitas coisas estão acontecendo no IFAC e o Planejamento Estratégico é o momento de fortalecer a presença do IFAC no Acre”.

Próximas atividades

Na reunião foi apresentada a agenda para os próximos eventos como a dos fóruns com servidores e sociedade civil organizada. Na Reitoria, o fórum será realizado na quarta-feira (23.11); no campus Xapuri o fórum acontece na quinta-feira (24.11) e na sexta-feira (25.11) acontece o fórum dos campi Rio Branco e Avançado Baixada do Sol.

Além da agenda de fóruns, também foram definidas as atividades de capacitação “Traduzindo a Estratégia” (01/12/2016); Plano de Comunicação (02/12/2016); Mapa Estratégico (12 e 13/12/2016); e Painel de Indicadores (14 e 15/12/2016).