Servidores e comunidade participam da elaboração de diagnóstico no Campus Sena Madureira

A visita aos campi para a elaboração do diagnóstico do Planejamento Estratégico do Instituto Federal do Acre (IFAC) foi encerrada no Campus Sena Madureira, na quinta-feira, 6. As atividades no Campus Sena Madureira foram desenvolvidas na manhã e tarde, com a participação de servidores e comunidade externa. A equipe da Reitoria visitou o Campus Cruzeiro do Sul, no dia 3, e Campus Tarauacá, nos dias 4 e 5.

A abertura e as ações desenvolvidas no Campus Sena Madureira aconteceram durante a manhã e tarde no Núcleo da Universidade Federal do Acre (UFAC), parceira do IFAC no município. Antes da abertura foi servido um café da manhã aos presentes e, logo em seguida, a divisão dos servidores e representantes da comunidade externa nas salas temáticas com os eixos temáticos.

Na abertura a reitora Rosana Cavalcante dos Santos lembrou a importância do Planejamento Estratégico para o IFAC, destacando que é o momento de pontuar as fragilidades, identificar as potencialidades e uma ferramenta de fortalecimento do IFAC. “É isso que queremos com o diagnóstico: pensar o que estamos fazendo e propor o futuro da nossa instituição”.

As apresentações aconteceram à tarde, quando o consultor Marcus Flávio Lenza fez uma avaliação da participação dos três campi durante a visita para a elaboração do diagnóstico. “Nas visitas aos campi de Cruzeiro do Sul, Tarauacá e Sena Madureira, foram apresentadas mais de 500 propostas pelos participantes com ações a curto, médio e longo prazos”.

Durante as apresentações dos eixos temáticos, a reitora Rosana Cavalcante dos Santos fez uma referência à coordenadora do Centro de Educação Permanente (CETUP), Francisca Almeida do Carmo, local em que o Campus Sena Madureira começou a funcionar no município.

Além da coordenadora do CETUP participaram do encontro o representante da Secretaria de Pequenos Negócios, Carlos Beliza; o delegado de Polícia Civil de Sena Madureira, Alex Danny Tavares; a coordenadora do Núcleo da UFAC, Valcione Rocha; a coordenadora do Núcleo da SEE, Mirna Aguiar; o representante do IAPEN, Charmes Diniz; a representante da empresa Marca V5, Paula Mandrotti; e o secretário de Planejamento do município, Astério Vieira.

Servidores destacam importância do Planejamento

O servidor Edervan Damasceno Silva, Técnico Administrativo em Educação (TAE/Assistência Social), participou da sala temática “Responsabilidade e Inclusão Social” e disse da importância do diagnóstico. “Este planejamento visa aprimorar as políticas educacionais do IFAC que é de suma importância para o município que está em crescimento. A Rede Federal é centenária, mas o IFAC tem seis anos e este planejamento vai embasar as ações a serem desenvolvidas pelo IFAC nos próximos 20 anos”.

O docente do curso de Zootecnia e ex-diretor do Campus Sena Madureira, prof. Marcelo Helder Medeiros Santana, participou do eixo “Articulação com a Sociedade” e explica porque a participação dos servidores é importante no Planejamento Estratégico do IFAC. “Este é um momento em que servidores, tanto técnicos quanto docentes, podem contribuir com propostas que será incluído no planejamento, com a participação de todos. Com o Planejamento Estratégico deixamos de ser um executor de ações emergenciais passando ao papel de gestor de ações planejadas que contribuam para o crescimento da instituição”.