IFAC e Coordenação Regional do Juruá da FUNAI realizam reunião para fortalecer parcerias

Em reunião realizada na segunda-feira, 3, em Cruzeiro do Sul, entre o Instituto Federal do Acre (IFAC) e a Coordenação Regional do Juruá da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), ficou definida a assinatura de Termo de Cooperação entre as duas instituições para a realização de atividades conjuntas.

Na reunião estiveram presentes pelo IFAC, a reitora Rosana Cavalcante dos Santos, a diretora geral do Campus Cruzeiro do Sul, profa. Lilliane Martins e a profa. Blenda Cunha, coordenadora do NEABI da unidade, e pela Coordenação Regional da FUNAI, o coordenador Luiz Valdenir, o chefe de Divisão Técnica Jairo Lima, o Indigenista Rodonfo Acácio e os chefes da Coordenação Técnico Local, Francisco Barbosa e Ruama Santos.

Na abertura do encontro o coordenador Luiz Valdenir destacou a parceria que existe entre as duas instituições, como a realização de cursos nas aldeias indígenas de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, através do PRONATEC Indígena, além de uma aproximação com o IFAC, com demandas específicas a serem atendidas nos dois campi instalados nos municípios.

Dentre as ações que deverão ser desenvolvidas através do Termo de Cooperação estão a implantação de projetos que envolvam professores indígenas e docentes do IFAC no Centro de Idiomas, do Campus Tarauacá, e de segurança alimentar, capacitação e sala avançada na Aldeia Katukinas, em Cruzeiro do Sul.

A reitora Rosana Cavalcante dos Santos, que esteve no município para as atividades do diagnóstico do Planejamento Estratégico no Campus Cruzeiro do Sul, agradeceu ao convite para a reunião e destacou que o IFAC é referência entre os Institutos Federais em função do PRONATEC Indígena, desenvolvido com o apoio da Coordenação Regional do Juruá da FUNAI.

Ao final da reunião ficou definido que as equipes do IFAC e da FUNAI irão elaborar plano de trabalho conjunto para viabilizar as parcerias e para posterior assinatura do Termo de Cooperação. A reitora enfatizou que a reunião foi promissora e positiva e que garante futuras ações em conjunto.