XV Vem Pro Candeias

Em reunião com o Grupo Candeias de Capoeira, no dia 25 de setembro, fui convidada para participar da cerimônia de abertura do XV Vem Pro Candeias, que é um evento que faz parte do projeto de extensão e cultura do Ifac e acontecerá nos dias 28 a 30 de setembro no campus Rio Branco.

Participaram da reunião organizadores do evento e integrantes do grupo Candeias, o Pró-reitor de extensão, Fábio Storch e a coordenadora de arte e cultura, Mariete Buriti de Souza.

Durante a conversa, o professor Cledir de Araújo relatou que a principal proposta do projeto, além de aproximar a comunidade externa, é desmistificar os equívocos que a arte sofre. Existe um mito relacionado a capoeira que é a relação entre o esporte e a religião, muitos só veem a capoeira como algo relacionado ao candomblé e não a desfrutam como um esporte.

Fiquei bastante feliz em saber da importância que a comunidade do Ifac e comunidade externa dão ao projeto oferecido. Mesmo durante o atual cenário financeiro, o Ifac não deixou de priorizar a extensão, o esporte e a cultura. Ver esse retorno positivo é muito importante, pois assim avaliamos e sabemos que os recursos e espaços da instituição estão sendo utilizados para uma educação de qualidade.