Confraternização Ifac 2017

O ano está chegando ao fim e é tempo de comemorar. Começamos a semana realizando nossa confraternização que, pela primeira vez, reuniu servidores de todas as unidades do Ifac. Foi muito bom encontrar todos neste momento de alegria e diversão. Que o nosso 2018 seja repleto de boas ações, integração e que possamos continuar caminhando juntos em prol de uma educação de qualidade.

 

Também estive junto com nossos profissionais terceirizados. São eles que também, no dia a dia, contribuem para que a nossa instituição caminhe cada vez mais para ser referência no Acre. Agradeço aqui o empenho de cada um durante o ano de 2017 e que possamos trabalhar unidos no ano que se inicia.

Obrigada a todos!

Simpósio sobre Saúde e Qualidade de Vida do Servidor

Iniciamos essa semana participando do Simpósio sobre Saúde e Qualidade de Vida do Servidor da Educação Publica, este importante projeto de extensão alerta para a prevenção de doenças ocupacionais nos profissionais da Educação Pública, além de contribuir para a qualidade de vida tanto no ambiente organizacional quanto na vida cotidiana.

Na sequência tive uma agenda importantíssima com a governadora do Estado do Acre  em exercício,  que fortalece a ainda mais a parceira com o Ifac.

II Congresso de Ciência e Tecnologia

Encerramos essa semana um do eventos mais importantes da nossa instituição, o II Congresso de Ciência e Tecnologia. Esse ano, em um formato totalmente diferenciado, pois aconteceu em três municípios (Xapuri, Seja Sena Madureira e Rio Branco), foi impossível não sentir orgulho do nosso Instituto Federal, dos nossos servidores, alunos e parceiros.

Antes mesmo de ressaltar nossas produções e apresentações ao longo desses três dias, quero aqui agradecer o esforço, dedicação e compromisso de cada servidor, estudantes e da comunidade. Meu muito obrigado também ao professor da Ufac, Anselmo Rodriguez, que nos acompanhou durante todos os dias avaliando os trabalhos de pesquisa, extensão, ensino e pós-graduação.

Foram cerca de 200 trabalhos apresentados durante os três dias e que são resultados de nossas ações e políticas voltadas para a pesquisa e extensão. Inovar, pesquisar, abrir novos caminhos pela ciência é sim o futuro do nosso país. Visitei os trabalhos expostos por nossos estudantes, docentes e técnicos administrativos, como também de alunos e professores de instituições externas, como a Uninorte e o Instituto Federal de Rondônia.

Conheci de perto os produtos que os nossos estudantes de Xapuri, do curso superior de Tecnologia em Agroindústria, já esta o produzi do e movimento o mercado de trabalho, a produção rural local, o município. Por meio da produção de licores e doces, por exexemplo, Estamos nos destacando na região. A reprodução de peixes Beta, pelos estudantes do campus Avançado Baixada do Sol, também já é realidade no Acre. Além do trabalho exitoso dos professores de Sena Madureira em  aproximar experiências científicas à realidade dos estudantes e da comunidade.

O evento foi um sucesso e que a próxima edição possamos mostrar cada vez mais nossas ações para a comunidade. Parabéns a todos!

Lançamento do 1º livro de pesquisa, pós-graduação e inovação da Rede Federal

Ontem foi um dia muito importante para a nossa instituição, pois durante as atividades da 41ª Reditec aconteceu o lançamento do primeiro livro de pesquisa, pós-graduação e inovação da Rede Federal.

A obra, que conta com informações de diversas instituições do nosso país, também contempla as atividades desenvolvidas pelo Ifac nos últimos anos.

E mais do que isso! Tivemos a oportunidade de seremos os autores do prefácio do livro. Escrevi cada palavra com muito carinho e tendo a certeza da importância que é o Instituto Federal do Acre para a nossa comunidade e para o país.

Campeões da Mostra Brasileira de Foguetes

Encerrei a agenda desta quarta-feira (08.11) com uma visita pra lá de especial. Junto com o professor do campus Rio Branco, Cleyton Assis, conheci os alunos do curso técnico Integrado em Edificações, Luana Dalla Vecchia de Lima, Miriam Therese de Andrade e Silva, e Normando Dutra dos Santos Filho, que foram os campeões na edição de 2017 da Mostra Brasileira de Foguetes.

O troféu que os nossos estudantes trouxeram para o Acre é muito mais do que uma premiação. É resultado da confiança que depositamos em nossos professores e também em nossos jovens. Acreditar que podemos mais, que podemos alcançar o topo, nos estimula a trabalhar diariamente por uma educação de qualidade em nosso Estado.

Que esta premiação reforce o compromisso de nossos alunos com o conhecimento e incentive outros jovens a se envolverem nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Parabéns, pessoal!

IV Techweek do Ifac

Recebi na tarde desta quarta-feira (08.11) o coordenador da IV Semana de Tecnologia do Ifac – Techweek, Diego Canizio, e os demais organizadores do evento. Junto com o pró-reitor de Extensão e o diretor do campus Rio Branco, Wemerson Fittipaldy, eles já me apresentaram alguns dos resultados do evento, como é o caso do número de inscrições para o Torneio de Programação, que irá acontecer no sábado (11.11), e as vagas dos minicursos já praticamente preenchidas.

Fico muito feliz em saber que nossas ações de Extensão têm contribuído para ampliação do conhecimento junto ao nossos alunos e servidores, como também para a comunidade externa. A Techweek, que já é evento consolidado no Ifac, reforça o nosso compromisso em garantir atividades que contemplem tecnologia, ciência e inovação.

Todos estão convidados e para saber mais da programação é só acessar http://techweek.ifac.edu.br.

Primeira Reunião de Avaliação da Estratégia

Estamos chegando na fase final do Planejamento Estratégico do Instituto Federal do Acre (Ifac). Hoje tivemos a nossa primeira Reunião de Análise da Estratégia (RAE) e foi gratificante ver até onde chegamos. O trabalho, que teve início em agosto de 2016 e contou com a participação de servidores e gestores, irá nos auxiliar a caminhar para um futuro de qualidade e com foco em resultados.

Quero aqui agradecer a todos que estiveram envolvidos em cada etapa de construção do Planejamento Estratégico e reforçar a importância do engajamento e união de todos os servidores do Ifac para que possamos alcançar bons frutos.

Que os indicadores definidos durante reuniões e fóruns possam ser norteadores de melhorias e instrumentos para que a instituição continue caminhando para a prosperidade. Parabéns para nós e à empresa Steinbeis Sibe do Brasil que nos acompanhou em todo processo de construção do Planejamento Estratégico.

Visita a Sedens

Estive hoje, juntamente com a equipe gestora da reitoria e os diretores gerais dos campi Avançado Baixada do Sol e Rio Branco, no gabinete do secretário de Estado de Desenvolvimento da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), Sibá Machado, que juntamente com a Central de Cooperativas dos Piscicultores do Acre – Acrepeixe, nos apresentou o Edital, que contratará 07 Assistentes técnicos com experiência em piscicultura. Esse edital é uma ótima oportunidade para os nossos alunos do curso Técnico em Aquicultura.

ACESSE AQUI O EDITAL COMPLETO

Aproveitei a ocasião para agradecer ao Deputado Siba Machado, o apoio que tem dado as atividades do Ifac destinando emendas parlamentares.