Campeões da Mostra Brasileira de Foguetes

Encerrei a agenda desta quarta-feira (08.11) com uma visita pra lá de especial. Junto com o professor do campus Rio Branco, Cleyton Assis, conheci os alunos do curso técnico Integrado em Edificações, Luana Dalla Vecchia de Lima, Miriam Therese de Andrade e Silva, e Normando Dutra dos Santos Filho, que foram os campeões na edição de 2017 da Mostra Brasileira de Foguetes.

O troféu que os nossos estudantes trouxeram para o Acre é muito mais do que uma premiação. É resultado da confiança que depositamos em nossos professores e também em nossos jovens. Acreditar que podemos mais, que podemos alcançar o topo, nos estimula a trabalhar diariamente por uma educação de qualidade em nosso Estado.

Que esta premiação reforce o compromisso de nossos alunos com o conhecimento e incentive outros jovens a se envolverem nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Parabéns, pessoal!

IV Techweek do Ifac

Recebi na tarde desta quarta-feira (08.11) o coordenador da IV Semana de Tecnologia do Ifac – Techweek, Diego Canizio, e os demais organizadores do evento. Junto com o pró-reitor de Extensão e o diretor do campus Rio Branco, Wemerson Fittipaldy, eles já me apresentaram alguns dos resultados do evento, como é o caso do número de inscrições para o Torneio de Programação, que irá acontecer no sábado (11.11), e as vagas dos minicursos já praticamente preenchidas.

Fico muito feliz em saber que nossas ações de Extensão têm contribuído para ampliação do conhecimento junto ao nossos alunos e servidores, como também para a comunidade externa. A Techweek, que já é evento consolidado no Ifac, reforça o nosso compromisso em garantir atividades que contemplem tecnologia, ciência e inovação.

Todos estão convidados e para saber mais da programação é só acessar http://techweek.ifac.edu.br.

Primeira Reunião de Avaliação da Estratégia

Estamos chegando na fase final do Planejamento Estratégico do Instituto Federal do Acre (Ifac). Hoje tivemos a nossa primeira Reunião de Análise da Estratégia (RAE) e foi gratificante ver até onde chegamos. O trabalho, que teve início em agosto de 2016 e contou com a participação de servidores e gestores, irá nos auxiliar a caminhar para um futuro de qualidade e com foco em resultados.

Quero aqui agradecer a todos que estiveram envolvidos em cada etapa de construção do Planejamento Estratégico e reforçar a importância do engajamento e união de todos os servidores do Ifac para que possamos alcançar bons frutos.

Que os indicadores definidos durante reuniões e fóruns possam ser norteadores de melhorias e instrumentos para que a instituição continue caminhando para a prosperidade. Parabéns para nós e à empresa Steinbeis Sibe do Brasil que nos acompanhou em todo processo de construção do Planejamento Estratégico.

Visita a Sedens

Estive hoje, juntamente com a equipe gestora da reitoria e os diretores gerais dos campi Avançado Baixada do Sol e Rio Branco, no gabinete do secretário de Estado de Desenvolvimento da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), Sibá Machado, que juntamente com a Central de Cooperativas dos Piscicultores do Acre – Acrepeixe, nos apresentou o Edital, que contratará 07 Assistentes técnicos com experiência em piscicultura. Esse edital é uma ótima oportunidade para os nossos alunos do curso Técnico em Aquicultura.

ACESSE AQUI O EDITAL COMPLETO

Aproveitei a ocasião para agradecer ao Deputado Siba Machado, o apoio que tem dado as atividades do Ifac destinando emendas parlamentares.

Parabéns a todos os servidores públicos do Ifac!

Na sexta (27.10), com o auxílio de todos os gestores do Ifac e o Sinasefe/Campus Rio Branco, fizemos a nossa comemoração do Dia do Servidor Público com os servidores dos Campi de Rio Branco, Baixada do Sol e Reitoria. Parabéns a comissão organizadora pela linda festa!

Infelizmente não estive nas comemorações em menção ao dia 28 de outubro nos campi de Tarauacá, Xapuri, Cruzeiro do Sul e Sena Madureira, mas deixo meu forte e fraterno abraço, a todos aqueles que fazem a diferença no Ifac.

Parabéns a todos nós servidores públicos!

 

Viver Ciência 2017 e parceria com a prefeitura de Cruzeiro do Sul

A semana começou com muita atividade. Até o dia 25 de outubro, o campus do Ifac em Cruzeiro do Sul recebe a segunda edição do Viver Ciência. Com programação diversa, com foco nas áreas de ciência e tecnologia, o evento tem o grande objetivo de levar conhecimento para toda comunidade. Organizado pela Secretaria de Estado de Educação e Esporte e com parceria do Ifac, o Viver Ciência tem contribuído para que a população perceba que a educação vai além da sala de aula.

Aproveitando a ida até Cruzeiro do Sul, também me reuni com o prefeito do município, Ilderlei Cordeiro. Dessa vez, o nosso Instituto irá contribuir com a capacitação de estudantes de três comunidades rurais. Os jovens terão oportunidade de estudar o Ensino Médio e fazer um curso técnico de qualidade. A prefeitura, conforme definido durante reunião com o prefeito Ilderlei Cordeiro, será responsável por conceder o transporte diário aos jovens até o Ifac.

 

Reunião com secretário de Segurança Pública do Acre

Fechando a agenda desta sexta-feira com o secretário de Segurança Pública do Estado do Acre, Emylson Farias. Durante o encontro falamos sobre educação, segurança pública e também discutimos a possibilidade das regiões em que nossos campi estão instalados no Acre continuem sendo rota das forças policiais.

O secretário nos ouviu e já adiantou que a partir de novembro, uma comissão da Secretaria de Segurança Pública do Acre, em conjunto com o Ifac, irá elaborar um Plano Operacional. Assim como nós do Ifac, Emylson Farias também entende que trabalhar a prevenção é o melhor caminho para o futuro da nossa comunidade.

Parceria com Federação de Tênis de Mesa do Acre

Mais uma parceria para o esporte! Esta semana assinamos o termo de parceria com a Federação de Tênis de Mesa do Acre e vamos poder ampliar nossas ações nesta modalidade, além de dar oportunidade a nossos alunos em aprimorar os conhecimentos técnicos e táticos.

Com a parceria, vamos iniciar o projeto “Minha Escola tem Tênis de Mesa”, no campus Rio Branco. A ideia é também ampliar o projeto, por meio de oficinas, para os demais campi do Ifac e assim garantir que o esporte aos nossos estudantes que estão em todas regionais do Acre.

Quero aqui parabenizar o professor Emanoel Rogério, que esteve a frente deste trabalho para construção do projeto “Minha Escola tem Tênis de Mesa”, mas também as Pró-Reitorias de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Prodin) e de Extensão (Proex), que atuaram diretamente na formação deste documento.

Para saber mais sobre o projeto, é só acessar o Portal Ifac >> https://goo.gl/woxWDH.

Parceria com a Ufac para perícias médicas

Hoje (18.11) a manhã começou com mais uma ação para os servidores do Instituto Federal do Acre (Ifac). A partir de agora o atendimento para perícias médicas poderá ser realizado junto ao Sistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor, da Universidade Federal do Acre (Ufac). Com a assinatura do termo de cooperação nossos servidores poderão ser atendidos nas duas unidades da Ufac, localizadas em Rio Branco e em Cruzeiro do Sul.

Visita do deputado estadual Manoel Morais

Nesta terça-feira (17.10), recebi a visita do deputado estadual Manoel Morais, que me trouxe um projeto sobre a Reserva Extrativista Chico Mendes. Além de discutir educação e conhecer a proposta apresentada pelo parlamentar, também tive a certeza que nosso trabalho junto aos municípios do Acre tem sido reconhecido, não apenas pela comunidade, mas também pelos representantes do nosso Estado. A cada visita que recebo em meu gabinete, a minha vontade de trabalhar por um Ifac melhor só aumenta.