Semana Estadual de Ciência e Tecnologia

 

Falar de ciência e tecnologia é um privilégio para mim. Principalmente em um evento em que vemos a integração de diversas instituições acreanas. Nesta segunda-feira (16.10), participei da abertura da Semana Estadual de Ciência e Tecnologia do Acre 2017 e o Ifac está com diversos trabalhos para serem apresentados durante o evento.

Além de levar para o conhecimento da comunidade, os projetos desenvolvidos por estudantes da nossa instituição, o professor Paulo Santos, que é coordenador local da IV Feira Nacional de Matemática, irá proferir palestra sobre o tema. Esta é a primeira vez que um estado da região Norte irá receber este evento nacional.

Para nós do Ifac é um orgulho poder falar sobre a edição de 2018 da Feira Nacional de Matemática, pois somos nós os organizadores deste grande evento, que irá acontecer entre os meses de maio e junho do próximo ano. Em conjunto com a Ufac e o Governo do Estado, tenho certeza que este será um momento para um maior intercâmbio de conhecimento e cultura dos participantes.

Saiba mais sobre o tema: https://goo.gl/XzXXH3.

Convênio com o Sesc

Na última semana avançamos em mais uma parceria. A partir de agora, os dependentes dos servidores do Instituto Federal do Acre também poderão usufruir dos serviços de lazer e hotelaria oferecidos pelo Sesc Acre em um preço reduzido.

Até o último mês, o nosso convênio com o Sesc concedia benefício apenas aos nossos servidores.

O documento, que foi assinado em conjunto com o presidente da Fecomércio/Acre, Leandro Domingos Teixeira Pinto, já está em vigor. Tenho certeza que esta é mais uma ação que irá contribuir para o bem estar de nossos servidores. E para saber mais sobre a assinatura do convênio, acesse: https://goo.gl/gkuNi3.

Certificações e colações de grau no Ifac

Mais de 380 novos profissionais no mercado de trabalho certificados e formados pelo Instituto Federal do Acre. Desde o mês de agosto temos realizado cerimônias de certificação e colação de grau no Ifac e o nosso sentimento é de dever cumprido.

Ao participar dos eventos, tenho a certeza de que estamos no caminho certo, com foco em uma educação de qualidade, visando o mercado de trabalho, garantindo novas experiências aos alunos e os inserindo também nas áreas de pesquisa e extensão.

Nos próximos dias ainda teremos outras duas certificações de cursos técnicos, da modalidade em Educação a Distância, que serão realizadas no município de Sena Madureira e Manuel Urbano.

Aula inaugural de pós-graduação em Agricultura Familiar

Estive presente na aula inaugural do curso de pós-graduação do Ifac em Agricultura Familiar, no último dia 26 de setembro.

Dar início a este curso é muito importante para a história da nossa instituição, pois além de ser a primeira pós-graduação do Ifac a ser ofertada na área de Recursos Naturais, é mais um passo que estamos dando rumo a capacitação dos profissionais do Acre.

E esta não será a única pós-graduação a ser ofertada. Os docentes e técnicos dos campi do Ifac já estão trabalhando na formatação de projetos pedagógicos de outras especializações.

Mestrado ProfEPT no Ifac

O Instituto Federal do Acre é agora uma das instituições credenciadas para ofertar o curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica da Rede Federal, que é o mestrado em rede dos institutos federais do Brasil.

Além de termos sido selecionados como polo, este é um momento muito marcante para a instituição, pois será o primeiro curso de mestrado a ser ofertado pelo Ifac. As vagas serão destinadas tanto para servidores da Rede Federal, como também para comunidade. O curso começará a ser ofertado já em 2018.

É mais um passo que estamos dando na área de pesquisa e de incentivo a capacitação de nossos servidores. Produzimos um material sobre o credenciamento e que vocês podem conferir no Portal Ifac >> https://goo.gl/BVvgUU

XV Vem Pro Candeias

Em reunião com o Grupo Candeias de Capoeira, no dia 25 de setembro, fui convidada para participar da cerimônia de abertura do XV Vem Pro Candeias, que é um evento que faz parte do projeto de extensão e cultura do Ifac e acontecerá nos dias 28 a 30 de setembro no campus Rio Branco.

Participaram da reunião organizadores do evento e integrantes do grupo Candeias, o Pró-reitor de extensão, Fábio Storch e a coordenadora de arte e cultura, Mariete Buriti de Souza.

Durante a conversa, o professor Cledir de Araújo relatou que a principal proposta do projeto, além de aproximar a comunidade externa, é desmistificar os equívocos que a arte sofre. Existe um mito relacionado a capoeira que é a relação entre o esporte e a religião, muitos só veem a capoeira como algo relacionado ao candomblé e não a desfrutam como um esporte.

Fiquei bastante feliz em saber da importância que a comunidade do Ifac e comunidade externa dão ao projeto oferecido. Mesmo durante o atual cenário financeiro, o Ifac não deixou de priorizar a extensão, o esporte e a cultura. Ver esse retorno positivo é muito importante, pois assim avaliamos e sabemos que os recursos e espaços da instituição estão sendo utilizados para uma educação de qualidade.

R$ 2,1 milhões em emendas parlamentares para o Ifac

O post de hoje é um pouco extenso, pois as vezes é preciso escrever um pouco mais para relatar toda uma situação.

O Ifac, devido aos cortes e contingenciamento de recursos promovidos pelo Governo Federal, tem trabalhado no limite, mas não deixando de lado o seu principal objetivo: uma boa educação aos alunos.

 

Devido a redução em nosso orçamento de 2017, desde o início do ano tenho trabalhado junto aos parlamentares federais da bancada acreana para conseguir recurso por meio de emendas parlamentares. Na última semana, após participar de uma audiência pública, na Câmara de Deputados, me reuni com vários deputados federais e senadores do Acre.

 

Graças a este trabalho insistente e a sensibilidade dos parlamentares em relação à educação no Acre, consegui R$ 2,1 milhões em emendas parlamentares para o ano de 2018. O recurso será destinado a melhorias físicas e compra de itens para as áreas de pesquisa, ensino e extensão.

Quero aqui agradecer aos deputados federais César Messias, Wherles Rocha, Raimundo Angelim, Jéssica Sales, Léo de Brito, Alan Rick e o senador Jorge Viana, que além de destinarem os recursos para o Ifac, também participaram das discussões realizadas durante audiência pública e defenderam o Instituto Federal do Acre.

Para saber um pouco mais sobre as emendas parlamentares, é só clicar no link https://goo.gl/fszKhk e conferir o material no Portal Ifac.

 

Audiência pública na Câmara dos Deputados

Estou participando agora da audiência pública na Câmara dos Deputados sobre os cortes orçamentários promovidos pelo Governo Federal e que atingiram diretamente os Institutos Federais do Brasil.

Precisamos defender nossa instituição. Precisamos de recurso para continuar trabalhando por uma boa educação. Acompanhe a transmissão ao vivo da reunião aqui >> https://goo.gl/qMncJ4.

Estamos trabalhando e cobrando o que é nosso direito. Durante esta semana postarei aqui meu pronunciamento feito durante a audiência para que vocês também conheçam a realidade do Ifac.#JuntosSomosMaisFortes

Veja também o vídeo do meu pronunciamento durante a reunião pública realizada em Brasília, nesta terça-feira (12.09).

Abaixo segue o vídeo do meu pronunciamento para encerramento da reunião pública realizada em Brasília, nesta terça-feira (12.09).

Moção de reconhecimento do campus Tarauacá

Saber que nosso trabalho tem feito a diferença é muito gratificante. No dia 29 de agosto, eu e o professor Sérgio Flórido, diretor do campus Tarauacá, recebemos uma moção de reconhecimento e aplauso pelos serviços prestados para a comunidade.

Desde 2013, com a instalação do Ifac no município, temos levado mais conhecimento, além da garantia de uma educação profissional, científica e tecnológica, com ações voltadas à formação cidadã e inclusão social.

Ficamos bastante gratos com a homenagem, de autoria do vereador Antônio Araujo, pois isso também acaba sendo reflexo do compromisso que os gestores do município tem para com a educação.