JIFAC

Um dos eventos mais esperados pelos estudantes do Instituto Federal do Acre (Ifac) são os Jogos Estudantis, o JIFAC. Atualmente o JIFAC é realizado, todos os anos, pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) através da Coordenação de Esporte e Lazer, em parceria com a Diretoria Sistêmica de Assistência Estudantil (Dsaes).

Com objetivo de promover a ampla participação em atividades esportivas de cunho educacional nos campi, o JIFAC também propicia a inter-relação socioafetiva e cultural entre os estudantes, oferece oportunidade de participar na construção da cidadania, além de elevar os ideias de fraternidade, solidariedade e a cultura de paz entre os povos.

Os jogos reúnem estudantes e profissionais das diversas regiões do estado do Acre, que atuam com o esporte, além de fomentar o surgimento de novos talentos esportivos, sempre norteados pelos princípios do respeito e da compreensão mútua.

Entre os objetivos dos Jogos estão:

  1. Promover a integração entre alunos, professores e técnicos administrativos nas diferentes modalidades de competições esportivas;
  2. Promover competições esportivas visando à identificação de talentos esportivos nas diferentes modalidades;
  3. Realizar eventos em várias modalidades esportivas como meio de integração social e confraternização, estimulando a prática dessas atividades, com fins educativos;
  4. Propiciar o desenvolvimento integral dos alunos, como ser social. Sempre pensando no seu comportamento enquanto ser humano e a necessidade de convivência na sociedade em que atua, e com o objetivo de alavanca motivadora para a vida escolar e acadêmica.

As competições de cada modalidade esportiva são realizadas de acordo com a regras nacionais vigentes para cada modalidade e com os critérios e normas estabelecidos nos regulamentos do JIFAC.

Na edição 2018 serão disputadas as seguintes práticas esportivas:

  • Atletismo;
  • Basquetebol;
  • Futsal;
  • Handebol;
  • Tênis de Mesa;
  • Voleibol;
  • Vôlei de Praia;
  • Xadrez;

COMISSÃO ORGANIZADORA – JIFAC 2018

Em breve.