Comissão organizadora avalia realização do JIFAC 2018

O coordenador técnico da comissão organizadora, Márcio Bomfim, a coordenadora técnica desportiva, Tanayra Feitosa Rocha, o coordenador da comissão organizadora local, Carpegiani Mais Costa, e a representante dos alunos e presidente do grêmio estudantil, Tailine da Silva Melo, avaliaram a realização do evento.

O vice-presidente da Comissão Organizadora, constituída pela Portaria nº 706, de 17/05/2018, Márcio Bonfim, lembra que um evento com a dimensão do JIFAC deve ser planejado, pois a logística e infraestrutura para deslocamento e hospedagem das delegações até o município de Cruzeiro do Sul, devem ser avaliados com um ano de antecedência. “Apesar de todas as dificuldades que enfrentamos eu avalio como positiva a realização dos jogos”.

O sucesso do evento, segundo Marcio Bonfim, deve-se ao apoio e o empenho da coordenação local, juntamente com todos os servidores do campus Cruzeiro do Sul. “Podemos dizer que o evento teve uma repercussão bem positiva, principalmente pelo envolvimento de todos. Quero deixar o meu agradecimento especial a todos do campus Cruzeiro do Sul, as pessoas que estavam na comissão se esforçaram bastante bem como os servidores”.

Na parte técnica e disciplinar, Taynara Feitosa Rocha, destaca a participação da Comissão Disciplinar, que este ano contou com servidores que receberam capacitação para atuar nos casos de atletas que cometeram algum tipo de indisciplina. “No passado a Comissão Disciplinar não teve nenhum caso, mas este ano tivemos três casos de medida disciplinar, inclusive um deles decisivo para a participação de uma aluna no decorrer dos jogos”.

O avanço de algumas modalidades, como Handebol, abre a possibilidade de o Ifac ser bem representado nos Jogos dos Institutos Federais – Etapa Norte (JIFEN), a ser realizado em Manaus (AM). “Percebemos um avanço em todas as modalidades e eu acredito que esse seja o caminho. Tivemos um avanço em alguns esportes como o Handebol Masculino, principalmente em Cruzeiro do Sul que deu um salto gigantesco, bem como a equipe de Xapuri”.

Tanayra Rocha lembra do apoio dos docentes de Educação Física e técnicos administrativos, que assumem o papel de técnico em algumas modalidades, principalmente nos esportes coletivos. “É graças a este empenho que esperamos que nossos alunos possam representar bem o Ifac fora do Estado e que possam trazer medalhas e troféus, a exemplo das etapas em que participamos”.

Coordenador local, o docente de Educação Física Carpegiani Maia Costa, avalia positivamente a realização do JIFAC 2018, mesmo com as dificuldades de logística, devido a distância de Cruzeiro do Sul. “Na verdade, eu avalio positivamente estes jogos, até porque conseguimos concluir com êxito todas as modalidades. Foram quatro dias de intenso trabalho, além dos preparativos antes do início da competição. Conseguimos encerrar os jogos e isso é o mais importante”.

A representante dos alunos, Tailine da Silva Melo, lembra que foi a segunda vez que o campus Cruzeiro do Sul sediou o JIFAC, sendo que a primeira vez foi em 2015. “Para nós o JIFAC 2018 foi muito importante, porque estamos sediando pela segunda vez, agora com o nosso ginásio poliesportivo inaugurado. Aqui tivemos representação de todos os campi e conseguimos realizar essa interação, conhecendo atletas e colegas de outras unidades, que recebemos de coração aberto”.

RESUMO DO JIFAC 2018

Número de atletas: 249

• Modalidade Atletismo

Campeão geral:

Feminino: campus Cruzeiro do Sul

Masculino: campus Cruzeiro do Sul

• Modalidade Xadrez

Feminino

1º – Maria Jannayana de Barros Torquato (campus Tarauacá)

2º – Maria Kerolyne Fortunato Lima (campus Tarauacá)

3º – Isabelle de Lima Freire (campus Tarauacá)

Masculino