Cruzeiro do Sul é campeão no futsal masculino

A última modalidade a concluir as disputas dos Jogos do Instituto Federal do Acre (JIFAC 2018) foi o futsal masculino. O esporte, que foi um dos que contou com mais disputas nesta edição, agitou a torcida na manhã deste domingo (17.06), no Ginásio Poliesportivo Eduardo Lima de Alencar. E o campus que levou a medalha de ouro foi Cruzeiro do Sul.

De acordo com o estudante Ronald Zumba, os treinos e a união entre os atletas levou a equipe ao topo do pódio. “Ano passado fomos até Rio Branco, em uma viagem cansativa, mas conseguimos o segundo lugar. Esse ano, com o JIFAC acontecendo em casa, conseguimos vencer. Foram dois meses de muito treino e com um time bastante unido. Foram jogos difíceis, mas graças à coletividade do time conseguimos ganhar o título”.

Técnico do time campeão, André Ribeiro conta que a disciplina dos atletas foi o ponto principal para que a equipe fizesse uma boa participação no evento. Os treinos, que aconteciam uma vez por semana, sempre contavam com todos os atletas. “O que temos de mais importante na nossa equipe é o empenho de todos os atletas, que mesmo atarefados com as atividades escolares, não mediram esforços pra participarem dos treinos. A vitória, acredito eu, é resultado da parceria entre a equipe. Todos vestiram a camisa Ifac Cruzeiro do Sul”.

Atleta do campus Tarauacá, Sayron Araújo, conta que mesmo não chegando a final, a participação no JIFAC foi importante. “Nossa equipe foi muito compromissada e temos muita confiança em nosso professor. Demos o nosso melhor, jogamos com a cabeça erguida e sendo humildes. A união do nosso grupo nos fortalece sempre”.

Técnico do time tarauacaense, Edson Gomes Marinho, destacou o poder estratégico do futsal. Conforme ele explica, mesmo sendo um jogo coletivo e dentro de uma quadra, os passes e jogadas precisam ser articulados. “O futsal é uma modalidade estratégica, em que é preciso estudar seu adversário para fazer um bom jogo. Não vencemos, mas a equipe mostrou determinação, união e disciplina tática. O JIFAC 2018 foi uma grande experiência”.