Campus Tarauacá leva medalha de ouro no xadrez feminino

Enquanto o Ginásio Poliesportivo do campus Cruzeiro do Sul reuniu uma torcida pra lá de animada, no Laboratório de Informática os atletas do xadrez precisavam de muito silêncio, concentração e estratégia. Foi dessa maneira que o campus Tarauacá, com a estudante Maria Jannayna de Barros, levou a medalha de ouro.

A jovem, que também é veterana nos jogos do Instituto Federal do Acre (JIFAC), conta quem em sua primeira participação no evento, ainda no ano de 2016, ficou em 3º lugar e no ano passado levou para Tarauacá a medalha de prata.

Conforme explica a estudante, para chegar à medalha de ouro, a disciplina e o treinamento foram fundamentais. “Nossos treinos eram todas as semanas. Nos reuníamos no campus para jogar e treinar. Participar do JIFAC foi um aprendizado muito grande”.

Sobre as técnicas usadas no jogo, Maria Jannayna conta que grande parte depende do adversário. “Existem várias técnicas no jogo de xadrez, várias jogadas que podem ser feitas, mas para ter um bom resultado, tudo depende do adversário. É preciso prestar muita atenção e ter foco”.