JIFAC 2018 começa em Cruzeiro do Sul

Começou nesta quarta-feira (14.06), os Jogos do Instituto Federal do Acre (JIFAC 2018). Cerca de 250 estudantes, dos campi Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri, participam da competição, que está sendo realizada campus Cruzeiro do Sul. As atividades seguem até o dia 17 de junho, quando será realizada a premiação das equipes campeãs.

Conforme programação, as primeiras disputas serão nas modalidades de vôlei de praia masculino, tênis de mesa masculino e feminino, que serão realizadas na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Também acontecem os primeiros jogos de futsal masculino, no Ginásio Poliesportivo do campus Cruzeiro do Sul.

De acordo com a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, desde 2014 a gestão tem realizado investimentos diversos na área esportiva, como também incentivado a participação dos estudantes nas competições locais e regionais. Segundo ela, a instituição está trabalhando na possibilidade sediar a etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais nos próximos anos.

“E já estamos vendo o resultado deste investimento em nossos estudantes, que melhoraram significativamente a qualidade nos diversos esportes. A nossa expectativa é de que com o resultado obtido no JIFAC, possamos conquistar os jogos da etapa norte e chegar até a competição nacional dos Jogos dos Institutos Federais”, destacou a reitora do Ifac.

Para o pró-reitor de Extensão, Fábio Storch, a expectativa é de que o JIFAC 2018 seja um evento de integração entre os estudantes e servidores. “Esperamos que o JIFAC seja um grande evento, que proporcione a integração entre os alunos e servidores dos diversos campi da instituição, assim como também promova o desenvolvimento social, inclusivo e de união entre os participantes”.

Ainda nesta quinta-feira (14.06), acontece a cerimônia de abertura dos Jogos do Instituto Federal do Acre, a partir das 18h30, no Ginásio Poliesportivo do campus Cruzeiro do Sul.

JIFAC

A proposta dos Jogos do Instituto Federal do Acre é promover a participação dos estudantes em atividades esportivas de cunho educacional. Entre seus objetivos, a competição visa integrar alunos, professores e técnicos, identificar talentos no esporte e estimular a prática esportiva. Além disso, por meio do esporte, o JIFAC busca propiciar o desenvolvimento integral dos estudantes, como seres sociais, autônomos, democráticos e participantes, contribuindo para o pleno exercício da cidadania.

O JIFAC 2018 é realizado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), com apoio da Diretoria Sistêmica de Assistência Estudantil (Dsaes).