Ifac é vice-campeão de handebol feminino no “esquenta” para o JIFAC

A equipe de handebol do Instituto Federal do Acre (Ifac), do campus Cruzeiro do Sul, conquistou o 2º lugar na modalidade feminina, para alunos de até 17 anos, enfrentando a equipe da Escola Estadual Dom Henrique Ruth, nos Jogos Escolares 2018, fase municipal, em Cruzeiro do Sul.

O jogo aconteceu na manhã desta quinta-feira (14.06), no Ginásio Jader Saraiva Machado, e para os atletas foi como o “esquenta” para os Jogos do Instituto Federal do Acre (JIFAC 2018), que acontece no período de 14 a 17 de junho, no município.

A torcida, formada por alunos do Ifac e da Escola Estadual Flodoardo Cabral, bastante animada, incentivou a equipe durante o jogo. A partida foi muito disputada, a equipe de handebol perdeu por 37 a 29, mas as jogadoras deixaram a quadra satisfeitas com o resultado, já que esta foi a primeira vez em que disputaram os Jogos Escolares.

A atleta Uelida Barroso, do 2º ano do curso técnico em Agropecuária, destacou a importância da partida para os jogos. “Primeiramente quero agradecer por estar competindo no nosso primeiro ano de participação nos Jogos Escolares. Conseguimos o segundo lugar e a competição serve de treinamento para os jogos do Ifac, que iremos disputar. Vamos seguir firme para que no próximo ano conseguimos o título”.

A aluna Isabel Moura, do 1º ano do mesmo curso, enfatizou a fase de treinamento e o resultado garante visibilidade para a instituição, já que mesmo ficando em segundo lugar, é uma conquista que deve ser valorizada. “Fizemos um bom jogo na competição, e hoje não conseguimos superar nossas adversárias. Vamos participar do JIFAC com mais experiência depois dessa decisão”.

O Ifac campus Cruzeiro do Sul participa dos Jogos Escolares 2018 com duas equipes de handebol (masculino e feminino) e um time de futsal masculino. Além disso, estará presente nas competições de vôlei de praia e atletismo.

Os jogos começaram no dia 30 de maio e o professor de Educação Física, Carpegiani Costa, responsável pelas equipes nos Jogos Escolares, fala da integração dos alunos das escolas de Cruzeiro do Sul com o Ifac, em uma competição que tem várias fases e que pode levar os alunos para a fase nacional.

“Isso proporciona a prática esportiva para nossos alunos e o segundo lugar é uma conquista, pois nossas atletas estão começando agora a prática do handebol e terão ainda cerca de três anos para participarem de competições. Estamos sempre incentivando para que nossas equipes possam integrar esses eventos e os Jogos Escolares é um ótimo espaço para que nossos alunos se preparem para eventos maiores”, disse Carpegiani.

Pró-reitor de Extensão, Fábio Storch de Oliveira, acompanhou a final da modalidade, já que está no município como presidente da Comissão do JIFAC, e disse que a participação do Ifac nos Jogos Escolares é resultado do fortalecimento das práticas esportivas, que coincide com os Jogos do Ifac.