JIFAC 2017 chega ao fim em clima de festa

Um dos eventos mais esperados do ano pelos estudantes do Instituto Federal do Acre chegou ao fim. Os Jogos do Ifac (JIFAC 2017) foram encerrados na tarde de sexta-feira (07.07) no Ginásio Poliesportivo Juliana de Souza Dantas, no campus Rio Branco. A cerimônia foi marcada pela premiação dos atletas que competiram em sete modalidades esportivas ao longo dos três dias de evento (confira o quadro de vencedores).

O pró-reitor de Extensão, Fábio Storch, agradeceu o empenho de todos os envolvidos na realização do evento. “Essa edição do JIFAC foi um sucesso. Contamos com mais de 200 estudantes dos nossos seis campi. Nossa proposta de incluir na programação o primeiro Miss e Mister dos jogos também foi marcante e trouxe muita alegria e descontração para os atletas. Acredito que a fórmula para esse sucesso foi a união e comprometimento por parte de toda a equipe organizadora e dos setores envolvidos: Fomos uma equipe unida e dividimos as congratulações pelo triunfo. Agradecemos a todos, pois sem cada um dos colegas o JIFAC 2017 não seria possível. Todos juntos fizemos a diferença”, destacou.

Durante a cerimônia de encerramento, os atletas receberam suas medalhas e troféus. Além dos vencedores, os atletas que foram destaque nas modalidades de equipe também foram premiados, como melhores artilheiros e goleiros.

Ao final da cerimônia, coube à reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, encerrar os Jogos com a notícia mais esperada pelos atletas e técnicos: o Instituto Federal do Acre tem participação garantida na etapa norte dos Jogos dos Institutos Federais (JIFEN), que serão realizados no final de agosto, em Belém-PA.

Desempenho dos atletas

Sena Madureira levou uma delegação duas vezes maior que nos últimos jogos e alcançou resultados positivos, principalmente nas pistas, com 12 medalhas no atletismo e dominando o pódio no tênis de mesa masculino. Os atletas de Sena levaram para casa 18 medalhas, no total.

Cruzeiro do Sul, mais uma vez se destacou entre os campi com melhores resultados. Apesar da longa e cansativa viagem até Rio Branco, os atletas do campus conquistaram 31 medalhas. 27 delas, foram só nas provas de atletismo, resultado do projeto de extensão do campus na modalidade. Além disso, a equipe de handebol masculino alcançou o lugar mais alto do pódio.

A grande novidade desta edição do JIFAC, o futebol, consagrou os jogadores de Xapuri como os primeiros campeões na modalidade. Embora o basquete, esporte tradicional do campus Xapuri, não tenha entrado em quadra por falta de oponentes, Xapuri mostrou evolução no handebol, com as equipes masculina e feminina chegando ao segundo lugar. No pódio do xadrez feminino, só deu Xapuri.

Os jogadores de Tarauacá disputaram mais uma vez com Cruzeiro a final do futsal masculino, numa partida que levou a equipe de Tarauacá ao bicampeonato, por 3 a 1. O campus também mostrou sua força, mais uma vez, no xadrez feminino, modalidade em que dominou o pódio.

O campus Rio Branco, anfitrião do evento, mostrou uma maior participação, com atletas disputando cinco modalidades, levando ouro no tênis de mesa feminino. Do campus Avançado Baixada do Sol, a equipe feminina de handebol conquistou a vitória pelo terceiro ano seguido. Também são da Baixada as campeãs nos 800 metros e no arremesso de peso.

Texto e fotos: Jaqueline Oliveira/DSCOM