Pontos Turísticos

Rio Branco oferece atrações de turismo para todos os gostos. A capital acreana tem diversas áreas verdes com parques ecológicos, como o Horto Florestal, o Parque Tucumã, o Parque da Maternidade e o Parque Urbano Chico Mendes, onde também fica o zoológico. No centro da cidade encontram-se muitos locais que podem interessar aos que visitam a capital acreana pela primeira vez, como o Museu da Borracha, o Memorial dos Autonomistas e o Palácio Rio Branco, localizado no centro do município.

Às margens do Rio Acre, pode-se visitar o Novo Mercado Velho e a Passarela Joaquim Macedo, além de desfrutar da bela paisagem das águas do Rio mesclando com as construções urbanas próximas as suas margens.

Veja abaixo informações sobre alguns destes e outros pontos turísticos de Rio Branco. As informações e as fotos foram obtidas na página da Secretaria de Estado de Turismo e Lazer (Setul) e também na página da Agência de Notícias do Acre, da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom). Para mais detalhes como horário de visitação e endereço, acesse o Portal do Governo do Acre.

Biblioteca da Floresta

Biblioteca da Floresta – A Biblioteca da Floresta possui um acervo especializado em assuntos e autores da Amazônia. Periodicamente, promove exposições com temas relacionados aos seus objetivos. A biblioteca dispõe de um site (www.bibliotecadafloresta.com.br) com um importante acervo digital.

 

 

turismo-casa-dos-povos-da-floresta (1)Casa dos Povos da Floresta – Criada com o objetivo de valorizar os povos que tradicionalmente habitam nossa região e guardar sua secular história de ocupação por índios, seringueiros e ribeirinhos, a Casa dos Povos da Floresta foi inaugurada em 14 de abril de 2003. Sua arquitetura foi inspirada na morfologia de um quelônio e nas malocas indígenas. Uma exposição permanente que retrata o imenso imaginário Amazônico, envolvendo seus mitos, lendas e cultura popular e uma exposição de artesanatos das populações tradicionais.

 

 

turismo-mercado-velho (1)Mercado Velho – O antigo Mercado Municipal, mais conhecido como Mercado Velho foi construído no final da década de 20, na gestão do Governador do Território, Hugo Carneiro. Sua construção foi um marco na história da urbanização de Rio Branco por ter sido a primeira grande construção em alvenaria da cidade. Recentemente passou por uma obra de revitalização que resgatou a importância do espaço e levou a população a visitá-lo com mais freqüência. No prédio do Novo Mercado Velho, os antigos comerciantes, muitos com quarenta anos de atuação no local, foram mantidos em suas vendas, bares, lojinhas de ervas e produtos religiosos.

 

turismo-memorial-autonomistas (1)Memorial dos Autonomistas – Inaugurado em 20 de setembro de 2002 para mostrar, difundir e preservar a história do Movimento Autonomista do Acre, movimento político responsável pela emancipação do Acre à condição de Estado. No memorial, está o túmulo do líder deste movimento José Guiomard dos Santos e de sua esposa Lídia Hames. No prédio também há uma exposição permanente contando todo o processo histórico dos Autonomistas.

 

 

turismo-hortoHorto Florestal – Parque instalado na década de 80, foi totalmente revitalizado em 2008. Com nova iluminação, destacando o paisagismo, e a variedade da vegetação existente nos 17 hectares do parque. São seringueiras, castanheiras, açaí, patoá, abacaba, buriti, mangueiras, cupuaçus, cedros, pau d’arco, e outras que compõem a flora acreana, além da diversidade de espécies vegetais, o Horto apresenta espaços para a realização de atividades físicas, eventos e trilhas ecológicas, açude com um deck, pista de caminhada e passarela sobre o açude e equipamentos de ginástica.

 

 

turismo-parque-chico05 (1)Parque Urbano Chico Mendes – O nome presta homenagem ao líder seringueiro Chico Mendes, cuja luta inspirou o socioambientalismo. A área do parque possui 67 hectares de mata recuperada e preservada. Desses, 20 hectares são ocupados pela estrutura de visitação. O restante é floresta cada vez mais densa, abrigo de pequenos animais que vivem soltos e não se espantam com a presença humana. Atualmente, o Parque abriga cerca de trezentos animais. É um dos poucos zoológicos no Brasil onde a entrada é gratuita.

 

 

turismo-maternidade06 (1)

Parque da Maternidade – Inaugurado em 28 de setembro de 2002, é a obra que melhor expressa a modernidade urbanística com valor comunitário na cidade de Rio Branco. Com uma extensão de 6.000 metros, abrange parte da cidade. Possui pista de rolamento para carros, ciclovias, calçamento para pedestre estruturado para a prática de caminhadas, playground, pista de skate, quadras de esporte, anfiteatro, biblioteca, museu, praças, restaurantes e lanchonetes. É um lugar de descontração para um bom papo, para a prática de esportes e lazer.

 

 

Palacio Rio BrancoPalácio Rio Branco – O Palácio Rio Branco, sede do Governo do Acre, iniciou sua construção na década de 1920. Seu projeto arquitetônico foi elaborado pelo arquiteto alemão Alberto Massler, inspirado das edificações gregas com suas colunas de ordem dóricas e jônicas na fachada principal. Inaugurado em 1930, porém, suas obras só foram concluídas no Governo de José Guiomard dos Santos em 1948. Em junho de 2002 foi revitalizado incorporando uma função cultural com exposições que apresentam as diversas fases da história do povo acreano por intermédio de textos, objetos históricos, fotografias e depoimentos. No pátio do Palácio, podemos contemplar o Obelisco dos Heróis da Revolução, construído da década de 1930, em homenagem aos combatentes da Revolução Acreana e a fonte da sagração, popularmente conhecida como luminosa, construída em 25 de julho de 1948, em homenagem ao primeiro Bispo do Acre Dom Julio Matioli.

 

turismo-usina-secom (1)Usina de Arte João Donato – Surgiu dos escombros da velha usina de beneficiamento de castanha, que estava abandonada há mais de uma década e foi transformada em uma escola de artes onde são oferecidas oficinas de música, artes cênicas e cinema. O antigo galpão da usina hoje dispõe de teatro, salas de aula, salas de exposição, restaurantes e biblioteca.

 

 

(Fonte: Governo do Estado do Acre)