Bolsista destaca valorização da atuação profissional e oportunidades para quem quer ampliar conhecimentos

O Centro Vocacional Tecnológico de Referência em Agroecologia e Produção de Orgânicos do Acre – CVT Agroecologia tem vários projetos desenvolvidos e em desenvolvimento que contam com a participação de bolsistas de nível médio e superior, valorizando a atuação profissional e oferendo oportunidades para quem quer ampliar seus conhecimentos.

Um exemplo desta valorização profissional é a bolsista Cristina Sá de Lima, que atua na parte administrativa, além de participar do Projeto Sementes Crioulas Tradicionais ou Locais, com recursos oriundos de Edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. O projeto é desenvolvido experimentalmente no Campus da Universidade Federal do Acre – UFAC e foi aprovado 2015 e tem seu encerramento previsto para fevereiro de 2017.

Além de Cristina Sá o projeto conta com mais três bolsistas: o engenheiro agrônomo Valcermyr Teodoro do Nascimento, e em nível médio, o aluno do curso de Engenharia Florestal, Lucas da Silva Monteiro, e o aluno do curso de Aquicultura do Campus Avançado Baixada do Sol, Aldo Bandeira da Costa. O aluno Hiuri Negreiros de Albuquerque, do curso de Engenharia Agronômica da UFAC, participa do projeto como voluntário.

Experiência – Graduada em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Acre, em 2013, e aluna do curso de Aquicultura do Campus Avançado Baixada do Sol, Cristina Sá está há três meses no CVT Agroecologia e diz da importância de atuar como bolsista. “É uma experiência nova, pois atuei como bolsista durante a graduação, mas aqui no CVT estou ampliando meus conhecimentos”.

Cristina Sá destaca as atividades desenvolvidas no CVT Agroecologia. “Como bolsista aprendi, principalmente na área de alternativas, diferente do que se aprende na graduação, como a utilização de calda de fumo contra pragas no experimento de sementes crioulas tradicionais ou locais, ao invés do inseticida utilizado tradicionalmente, como também o uso da adubação orgânica substituindo o adubo químico”.

A experiência é positiva, diz Cristina Sá, pois faz com que o profissional tenha na prática, o diferencial para quem apenas conhece a parte teórica. “Aqui no CVT Agroecologia tenho um grande aprendizado, além de ser inserida nos projetos que estão em desenvolvimento. Estou muito feliz em fazer parte desse projeto e espero que os resultados possam servir a outras iniciativas no Estado”.

Aos alunos do IFAC que ainda não estão participando de projetos como bolsistas, Cristina Sá faz um convite: que busquem editais de seleção e participem de atividades desenvolvidas em instituições que oferecem a oportunidade de atuação. “A participação de seleção é um caminho que deve ser percorrido por quem quer ampliar conhecimento. As oportunidades existem, como é o caso do CVT Agroecologia, e é necessário o esforço individual para conquistar este espaço”.

Conheça o CVT Agroecologia – O CVT Agroecologia tem como missão ser um centro de referência para o desenvolvimento rural sustentável e dos conhecimentos e práticas de produção orgânica e de base agroecológica, por meio de atividades de extensão tecnológica, pesquisa científica e educação profissional.

Os focos de atuação do CVT são a Agroecologia e a Inovação Tecnológica com a realização de projetos que envolvem docentes, técnicos e discentes do IFAC dos cursos de Bacharelado em Zootecnia, Tecnólogo em Segurança do Trabalho, Técnico em Aquicultura e Técnico em Agroecologia, além das instituições parceiras.

O CVT Agroecologia desenvolve cursos, participa de eventos e realiza projetos em várias áreas. Dentre as atividades desenvolvidas estão o apoio ao I Simpósio Internacional de Agroecologia do Acre, realização de cursos para agricultores familiares, participação em intercâmbios e ofertas de oficinas de arborização.

Na área de projetos o CVT Agroecologia atuou, dentre outros, no Projeto de Aquicultura (Ração Alternativa), Projeto Agrobiodiversidade de Feijão, Projeto de Piscicultura, no Campus Sena Madureira, Projeto Sementes Crioulas Tradicionais ou Locais e Projeto Verde Te Quero Ver, no Campus Rio Branco (veja mais projetos aqui).

Veja mais fotos dos projetos na Rede IFAC

Fonte: http://portal.ifac.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=246

CVT Agroecologia valoriza participação de bolsistas em projetos